Quinta, 02 Mai 2024

Movimento Negro cobra apuração de morte do adolescente Alailton

Movimento Negro cobra apuração de morte do adolescente Alailton
Representantes do Movimento Negro se reuniram na manhã desta quinta-feira (24), com o chefe de Polícia Civil, Joel Lyrio, para cobrar informações sobre apuração da morte do adolescente Alailton Ferreira, de 17 anos, ocorrida após ser linchado por populares, no dia 6 de abril deste ano, no bairro Vista da Serra II, em Serra.
 
O jovem foi espancado por diversas pessoas, depois de ter sido acusado de estuprar uma criança e tentado roubar uma moto na região. Entretanto, segundo informações da polícia, não houve nenhuma queixa registrada contra ele.
 
De acordo com o delegado, a polícia deve concluir o inquérito em breve e indiciará pessoas envolvidas que responderão por crime de homicídio qualificado.
 
Além de cobrar a agilidade na apuração, o Movimento Negro pretende cobrar do governo estadual o avanço de políticas de combate ao racismo, para evitar a ocorrência de crimes semelhantes.  
 
Luiz Inácio Silva da Rocha, o Lula, coordenador do Fórum Estadual de Juventude Negra (Fejunes), ressalta que a motivação central do linchamento do jovem é o racismo que ainda vigora na sociedade. “As pessoas e algumas instituições ainda enxergam o corpo negro como um potencial criminoso. Alailton foi vítima do sentimento de ódio que a sociedade alimenta em relação ao povo negro”.
 
O coordenador do Fejunes propõe medidas para o enfrentamento dessa questão. “Precisamos avançar na construção de políticas para romper com a indiferença em relação às centenas de mortes de jovens negros no Espírito Santo e evitar que pessoas sejam assassinadas ou humilhadas simplesmente por sofrerem com esse estereótipo racista”, protesta Lula.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/