Terça, 16 Abril 2024

Nove adolescentes a cada mil são assassinados na Serra antes dos 19 anos

A cada estudo publicado sobre violência no Brasil, é raro não se deparar com o Espírito Santo ocupando as primeiras colocações. Nesta quinta-feira (13), o Laboratório de Análise da Violência (LAV) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou o Índice de Homicídios de Adolescentes (IHA) 2010. A Serra, que há anos vem liderando as taxas de homicídios na Grande Vitória em todas as faixas etárias, é a terceira cidade mais letal do País para adolescentes com idades entre 12 e 18 anos.



De acordo com o estudo, que avaliou os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, nove adolescentes a cada grupo de mil são assassinados na Serra antes de completar 19 anos. O levantamento do LAV também faz a projeção de mortes dentro dessa faixa etária entre 2010 e 2016. Nesse período, a estimativa é de que ao menos 452 jovens percam suas vidas para a violência no município serrano.



A taxa de IAH da Serra (8,9) supera em três vezes a média nacional, que é de 2,98 mortes para cada grupo de mil jovens. Em 2007, quando o LAV publicou a projeção de mortes até 2013, a taxa de IHA na Serra era de 6,1. O estudo atual mostra que o aumento do IHA na Serra foi de 48% do último estudo para o atual.



Vitória, que no estudo anterior ocupou a 25ª posição com IHA de 4,3, praticamente dobrou o índice. De acordo com o LAV, a capital capixaba é a oitava mais letal nesta faixa etária entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. Ou seja, oito adolescentes a cada grupo de mil são assassinados em Vitória antes de completar 19 anos. A projeção é que 275 jovens engrossem os índices de homicídios entre 2010 e 2016.



Para se ter um ideia da gravidade das taxas de IHA da Serra e de Vitória, a média nacional é de três adolescentes mortos para cada grupo de mil. A estimativa para todo o Brasil, se não houver queda no índice nos próximos anos, é que mais de 36 mil jovens de 12 a 18 anos sejam mortos, possivelmente por arma de fogo, até 2016. Os jovens negros (o estudo inclui os pardos nesta estimativa) devem ser as principais vítimas.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/