Sexta, 03 Mai 2024

Parada Gay vai unir apresentações culturais e debate político

Parada Gay vai unir apresentações culturais e debate político
 
Realizado pelo Fórum Estadual LGBT do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura de Vitória, a nona edição do Manifesto do Orgulho LGBT da cidade de Vitória, popularmente conhecido como Parada Gay, tem por função reunir lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes para dar visibilidade à causa da diversidade sexual e as políticas públicas que precisam ser criadas e aplicadas para garantir respeito e cidadania plena a todos. 
 
O evento – que inicialmente seria realizado em 14 de dezembro, mas precisou passar por recolocações burocráticas – coloca em voga o tema Travestir-se do respeito & Despir-se do preconceito: pelo direito d@s pessoas Trans Femininas e Masculinas, assunto que foi trabalhado na III Semana de Diversidade LGBT, realizada em dezembro na cidade de Vitória.
 
“Já são nove anos de evento em que mesclamos um formato cultural com o político, pois é a nossa forma de protestar, discutir e questionar esse padrão heteronormativo impostos”, explica Deborah Sabará, coordenadora do Fórum Estadual LGBT e do evento. “A partir de shows que colocam em destaque transexuais; mulheres que quebram com o padrão estético de beleza magra da nossa sociedade; e pessoas que militam na causa LGBT, organizamos um evento com música de diversas manifestações culturais e daremos ao público uma tarde divertida e politizada”, contou ela sobre a como foi montada a programação do evento. 
 
Entre os convidados para se apresentarem está a madrinha do manifesto LGBT, Cleópatra, uma transexual de 66 anos que dará visibilidade ao tema da transexualidade na terceira idade. O evento também colocará em discussão temas que afetam a sociedade como um todo, como é o caso do padrão estético de beleza pautado na magreza. “Convidamos a musa plu size da Escola de samba Novo Império que vai sambar para o público e conversar sobre a importância do rompimento desses padrões estéticos preconceituosos”, relata Deborah sobre as atividades, que contam ainda com shows de grupos de axé e candomblé. 
 
A coordenadora da Parada Gay falou também sobre a escolha de destacar a bandeira da causa transexual no evento. “Entendemos que, de todas as letrinhas que fazem parte da sigla LGBT, as que sofrem uma parcela maior de preconceito são as transexuais, sejam femininas ou masculinas. Pois el@s fogem do padrão estabelecido de gênero e, dessa forma, as pessoas se acham no direito de repudiar. A consequência disso é o estabelecimento de uma população de travestis e transexuais que morrem muito cedo, desenvolvem problemas psicológicos e nem sequer possuem uma vida social saudável. É por isso que escolhemos destacar o tema”. 
 
Nesta edição, a Parada Gay se concentra às 14h no bairro de Jardim Camburi, próximo ao Viaduto Araceli Cabreira Crespo na Avenida Dante Michelini, local conhecido com “Final Feliz”. De lá, a passeata segue com trio elétrico para o palco do evento, situado no píer próximo à Avenida Adalberto Simão Nader, em frente ao terreno da Infraero. A festa seguirá até 21h com atrações musicais, convidados e discussões políticas. 
 
 
Estatuto da Diversidade Sexual 
 
Durante a realização do o IX Manifesto do Orgulho LGBT, assinaturas para o Estatuto da Diversidade Sexual serão recolhidas. O objetivo é apresentar o Estatuto ao Congresso Nacional como um projeto de iniciativa popular. A luta é para que o Estatuto demonstre os anseios em garantir a todos os cidadãos tratamento igualitário, independente de orientação sexual ou identidade de gênero. 
A coleta de assinaturas também está sendo feita pela internet, por meio do site Petição Pública
 
 
Serviço
 
O IX Manifesto do Orgulho LGBT, organizado pelo Fórum Estadual LGBT do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura de Vitória, será realizado no próximo domingo (11), com concentração às 14h no bairro de Jardim Camburi, em Vitória, próximo ao Viaduto Araceli Cabreira Crespo na Avenida Dante Michelini. A passeata seguirá de lá para o píer próximo à Avenida Adalberto Simão Nader, em frente ao terreno da Infraero. A programação conta com música e apresentações culturais, além de discussões. A finalização do evento está prevista para 21h. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/