segunda-feira, outubro 20, 2025
21.9 C
Vitória
segunda-feira, outubro 20, 2025
segunda-feira, outubro 20, 2025

Leia Também:

Quatro Centros de Referência das Juventudes serão reabertos neste mês

O primeiro será em Cariacica, nesta quarta. Os demais são em Linhares, Colatina e Serra

Os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) dos bairros Castelo Branco, em Cariacica; e Novo Horizonte, na Serra; localizados na Grande Vitória; e Araçá, em Linhares; e Ayrton Senna, em Colatina, no norte e noroeste, reabrirão ainda neste mês, depois de mais de seis meses fechados. O primeiro a reabrir será o CRJ Cariacica, nesta quarta-feira (22), às 17h. As reaberturas são comemoradas pelos jovens.

Governo ES

Segundo a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), chefiada por Nara Borgo, depois de Cariacica o próximo a reabrir será o de Linhares, nesta sexta-feira (24), às 18h. Na próxima semana, na quarta-feira (29), às 17h, será a vez do de Linhares. Por fim, na quinta-feira (30), às 17h, será a reabertura do CRJ de Colatina.

O produtor cultural André Vieira será articulador do CRJ Cariacica e afirma que a comunidade está empolgada. “É uma vitória muito grande para nós. Os jovens estão muito ansiosos”, destaca. De acordo com ele, atividades que contam com muita adesão da juventude serão mantidas, como jiu-jitsu e capoeira. Além disso, haverá um processo de escuta para saber quais são as demandas e oferecer serviços que atendam às necessidades dos jovens.

André destaca que, a partir de agora, o desafio é fazer dos CRJs uma política de Estado, deixando de ser apenas uma política de gestão. Caso contrário, com as mudanças de governo pode acontecer de os equipamentos não se manterem abertos. Para isso, afirma, tem sido realizada uma articulação com o Conselho Estadual das Juventudes (Cejuve) para que mobilização nesse sentido.

Essa mobilização, recorda, ganhou força com o próprio processo de reivindicação de reabertura dos CRJs, que uniu jovens de diversas localidades, inclusive de locais nos quais o equipamento não fechou, como no Território do Bem, em Vitória. Os jovens dessa região divulgaram, em julho, uma nota de “indignação e repúdio” diante da paralisação das atividades dos CRJs.

Na ocasião, eles apontaram “descaso, negligência e irresponsabilidade” por parte da gestão de Renato Casagrande (PSB) e da SEDH. “Não podemos mais aceitar que espaços construídos com tanto esforço coletivo da juventude capixaba sejam tratados como se fossem serviços secundários, como se nossos corpos e nossas histórias fossem descartáveis”, disse a nota.

A retomada das atividades em Linhares foi possível por meio do Termo de Colaboração nº 008/2025. A Organização da Sociedade Civil (OSC) que vai gerenciar o equipamento será o Instituto Ellos de Inclusão Social, a mesma que vai administrar o CRJ de Novo Horizonte e Colatina. A retomada em Cariacica foi por meio do Termo de Colaboração 005/2025, com valor de R$ 2,7 milhões. A Organização Social (OSC) Avante Social é quem vai gerir o equipamento. Os CRJs fecharam devido ao fim do contrato com as OSCs que os geriam. Em Colatina, era o IPHAC. Em Linhares, era a Cieds, assim como em Cariacica e Novo Horizonte.

Mais Lidas