Terça, 16 Abril 2024

Quilombo recebe o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Quilombo recebe o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

As reflexões sobre o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha (25 de julho) deste ano, no Espírito Santo, acontecerão no Território Quilombola Tradicional do Sapê do Norte, entre São Mateus e Conceição da Barra.



O evento acontece neste sábado e domingo (4 e 5) no Quilombo São Domingos, por meio de rodas de conversa, visitas a outras comunidades do Território e apresentação das mulheres do jongo.



“Não é comemoração, é um dia de luta”, afirma a estudante universitária Fany Serafim Nascimento, da comunidade do Morro da Arara, integrante da organização do evento.



Fany conta que é a primeira vez que o 25 de julho é levado para o quilombo, sendo uma oportunidade única para despertar nas mulheres quilombolas a consciência sobre a importância da luta que elas empreendem no dia a dia em favor dos direitos da comunidade negra e das mulheres negras.



“Elas já fazem essa luta e nem se dão conta da importância disso”, observa. “Não são as mulheres lá da cidade, são as mulheres negras como um todo, e as quilombolas fazem parte”, acentua.



O evento é uma realização do Fórum de Mulheres do Espírito Santo (Fomes), Zacimba Gaba – Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo, Movimento Negro Unificado Brasil (MNU) e Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES).

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/