Sexta, 19 Abril 2024

Senado pode votar PEC da redução da maioridade penal na próxima 4ª

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar na próxima quarta-feira (19) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 33/2012, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo. A matéria tem relatoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB) e vem sendo largamente combatida dentro do próprio Senado e pelas entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

 
A senadora Ana Rita Esgário (PT) já se posicionou contra a PEC, de autoria do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), e se juntou à senadora Lídice da Mata (PSB-BA), para solicitar subsídios às entidades defensoras dos direitos da criança para assim elaborarem votos em separado contrários à PEC. 
 
Mesmo não sendo possível a discussão da PEC, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) protocolou requerimento para que a matéria fosse discutida em audiências públicas, com participação ampla da sociedade, para que a questão seja profundamente estudada. 
 
Retirar os adolescentes do sistema socioeducativo e colocá-los no penitenciário é sobrecarregar ainda mais um sistema que já está falido. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê uma série de medidas que devem ser adotadas em caso de atos infracionais, mas também prevê políticas públicas que garantam a dignidade dessa parcela da população desde o momento do nascimento.
 
No Espírito Santo a realidade é ainda mais degradante, já que o sistema penitenciário está sobrecarregado, com superlotação e inúmeras denúncias de maus tratos. Além disso, a maioria dos adolescentes que dão entrada no sistema é internada por crimes sem periculosidade e são cooptados por grupos criminosos. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/