sexta-feira, maio 23, 2025
23.9 C
Vitória
sexta-feira, maio 23, 2025
sexta-feira, maio 23, 2025

Leia Também:

Servidores de Mimoso do Sul reivindicam reposição salarial e plano de carreira

Em estado de greve, sindicatos querem que prefeito Peter Costa agende reunião

Os servidores municipais de Mimoso do Sul, município do sul do Estado, aguardam o prefeito, Peter Costa (sem partido), agendar uma reunião para tratar de suas reivindicações a respeito de reposição salarial e Plano de Cargos e Salários. Caso não sejam atendidos, não está descartada a deflagração de uma greve.

No último sábado (17), o Sindicato dos Motoristas e Operadores de Máquinas Municipais do Espírito Santo (Sindimommes) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindipúblicos) realizaram uma assembleia extraordinária no plenário da Câmara de Vereadores, na qual foi aprovado estado de greve para as categorias. As entidades afirmam que as negociações com a gestão atual não têm avançado.

De acordo com Derly Gualandi Trugillo, presidente do Sindipúblicos, os servidores aguardam a elaboração de um novo Plano de Cargos e Salários desde 2016. Além disso, as perdas salariais do funcionalismo municipal nos últimos anos chegam a quase 50%.

“Até o governo anterior, a perda salarial já estava em 14%, e foi aumentando nos últimos anos. Até a penúltima assembleia que nós fizemos, o nosso cálculo era de que as perdas já tinham chegado a 48%. O prefeito não deu reajuste no ano passado, apenas este ano”, explica.

Eleito em 2020 como o mais jovem prefeito de Mimoso do Sul, aos 30 anos, Peter Costa foi reeleito no ano passado com quase 85% dos votos – Vaval (PT) foi o único candidato de oposição no município em 2024. Ele também foi vereador de 2017 a 2020.

Em abril deste ano, Peter anunciou que se desfiliaria do Republicanos, partido que tem articulado a pré-candidatura a governador de Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória. O chefe do Executivo de Mimoso apoia o governador Renato Casagrande (PSB). O vice-prefeito, Paulinho, é do mesmo partido de Casagrande.

‘Muito mais do que seria possível’

Procurado por Século Diário, Peter Costa enviou nota destacando benefícios recentes que sua gestão teria dado aos servidores, mas não informou se vai se reunir com as entidades sindicais e quando isso aconteceria. Segundo ele, “está em fase final de análise o Plano de Cargos e Salários dos servidores públicos municipais. A proposta será discutida com os vereadores, com o objetivo de que possa ser aprovada ainda neste ano”.

De acordo com o prefeito, durante a sua gestão, os servidores passaram a contar com tíquete-alimentação pela primeira vez e os salários nunca sofreram atrasos – “pelo contrário, os pagamentos têm sido realizados antes mesmo do fim de cada mês, demonstrando o compromisso da gestão com a valorização do funcionalismo público”, diz a nota.

Além disso, “em 2025, foi concedido um reajuste salarial de 7%, índice acima da inflação, reforçando o esforço da administração municipal em reconhecer e valorizar os servidores, mesmo diante de desafios financeiros”, apontou.

“O prefeito reitera que a gestão tem atuado com responsabilidade, transparência e respeito ao servidor, fazendo muito mais do que seria possível dentro da realidade orçamentária do município”, fecha a nota.

Mais Lidas