Sábado, 20 Abril 2024

Ferroviários protestam na portaria da Vale contra demissões em massa

protesto_vale_FotoDivulgacao Divulgação

O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) realizou, na manhã desta terça-feira (15), um protesto contra as demissões em massa na Vale. A manifestação aconteceu em frente à portaria principal da empresa. Entre o final de novembro passado e o dia 15 de janeiro, cerca de 60 trabalhadores da base do Sindfer ES/MG perderam seus empregos. As demissões são registradas em todo o Brasil.

"É importante que os demais sindicatos que atuam na Vale sigam o exemplo do Sindfer e também se unam, se mobilizem e protestem em defesa dos empregados que representam. Somente dessa forma é possível dar um basta à ganância da Vale, que tem colocado na rua pais de família, trabalhadores da Vale, criando um clima interno de apreensão e medo, e contribuindo fortemente para o acirramento do caos social no país", critica o presidente da entidade, Wagner Xavier.

Além da manifestação, o sindicato encaminhou um ofício para o gerente de Relações Trabalhistas Sudeste da Vale, João Batista Franceschini. No documento, é solicitada em caráter de urgência uma reunião para discutir "a interrupção do processo de demissões em massa em curso em todo o país, sobretudo na base do Sindfer ES/MG".

Wagner Xavier informa que outros trabalhadores foram demitidos, mas por ter doenças ocupacionais, sendo 65 reintegrados judicialmente. Alguns também que afastados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O sindicato recorda que, no último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a Vale deu um aumento abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado, alegando que isso colaboraria para a sustentabilidade da empresa e, consequentemente, para a manutenção dos postos de trabalho. Entretanto, enquanto os trabalhadores estão sendo demitidos, aos acionistas foram destinados R$ 73 bilhões em dividendos.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/