Quinta, 16 Mai 2024

Sindimetal denuncia situação precária de trabalho em estaleiro na Enseada do Suá

O Sindicato dos Metalúrgicos do Estado (Sindimetal-ES) denunciou as condições subumanas em que trabalham os operários da empresa Navilog, que presta serviço no Estaleiro Alvarenga (foto ao lado), localizado na Enseada do Suá, em Vitória. Em uma inspeção no local, representantes da entidade constataram a precariedade do ambiente de trabalho dos metalúrgicos.



Segundo o diretor jurídico do Sindimetal, Edson Canário, os trabalhadores estão fazendo um serviço de reparo em uma embarcação e, há cerca de 15 dias, a entidade recebeu a denúncia sobre as condições precárias do estaleiro. Chegando no local, constataram que não existe refeitório, as instalações elétricas estão expostas e há risco iminente de acidente. 

 
O sindicalista acrescenta que os trabalhadores usam máquina de solda perto de um tanque com líquido inflamável. Além disso, o local sequer conta com extintor de incêndio. Edson também diz que o banheiro que serve aos trabalhadores também está em condições precárias. O único banheiro está permanentemente sujo e não há privacidade. Como no local não existe vestiário, os trabalhadores são obrigados a trocar o uniforme e fazer a higienização no mesmo lugar. 
 
A norma regulamentadora (NR) 24, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determina que os sanitários devem ser separados por sexo e submetidos a permanente processo de higienização, de maneira que sejam limpos e desprovidos de quaisquer odores. 
 
O Sindimetal já protocolou denúncia na Delegacia do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Segundo Edson Canário, desde o dia em que foi constatada a precariedade, a única mudança no quadro foi a assinatura da Carteira de Trabalho dos operários. 
 
  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/