Sexta, 29 Março 2024

Sociedade civil cobra amplo debate em torno de ações do Estado Presente

O Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes) cobra do governo do Estado a participação da sociedade civil nas discussões em torno do programa de segurança pública Estado Presente. Implantado pelo governo para, em teoria, levar ações de combate à violência e promoção da dignidade às comunidades, este é visto como engessado pelas entidades da sociedade civil. 

 
De acordo com o Fejunes, o Estado Presente pretende romper com a ideia de mera repressão policial e encarceramento, incorporando outras ações com vista ao enfrentamento da violência, mas o que se vê são ações pontuais e desconectadas nas comunidades. 
 
As entidades da sociedade civil pleiteiam a abertura de canais diretos de diálogo, sobretudo com os setores que figuram como principais vítimas dessa violência. Os representantes também questionam a falta de um documento que sistematize os princípios, diretrizes, metodologias e ações do programa.
 
Além disso, também não há informações sobre espaços de discussão entre sociedade e governo para debater os rumos do Estado Presente. Enquanto isso, permanecem os altos índices de violência no Estado, principalmente nas regiões periféricas dos municípios da Região Metropolitana. 
 
O Espírito Santo é o segundo do País na taxa de homicídios, nos homicídios de jovens e de negros, além de ser líder em homicídios de mulheres. As entidades defendem que as ações de programas de segurança pública não fiquem restritas à repressão, à criminalidade e ao encarceramento, mas sim adotem medidas continuadas que visem à garantia da vida e à plenitude dos direitos humanos. 
 
Por isso, é necessário que as discussões não fiquem restritas aos gabinetes e com a participação dos mesmos atores, mas sejam parte de um debate amplo com participação efetiva de variados setores, para que os programas tenham garantia de perpetuação.   

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/