Quinta, 25 Abril 2024

TJES instala 2ª Vara da Infância e da Juventude em Vila Velha

TJES instala 2ª Vara da Infância e da Juventude em Vila Velha

O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) instala, nesta segunda-feira (25), a 2ª Vara da Infância e da Juventude de Vila Velha. A Vara vai funcionar no Fórum da Prainha, tendo competência exclusiva para julgar atos infracionais e medidas protetivas. 

 
O objetivo é dar celeridade ao julgamento dos casos no município. Uma única vara para tratar de todos os casos de crianças e adolescentes, incluindo aqueles de atos infracionais, acaba por sobrecarregar o juízo. 
 
A distinção entre competências cível e penal das Varas da Infância e Juventude segue uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que diz que os estados devem viabilizar a implementação ou efetivação de varas especializadas em Família, Sucessões, Infância e Juventude e, no âmbito dos Tribunais, de Câmaras ou Turmas com competência exclusiva ou preferencial nas esferas cível e criminal.
 
Além disso, a criação de varas exclusivas também se dá para adequação à Resolução 165/2012, do CNJ, que dispõe sobre normas gerais para o atendimento, pelo Poder Judiciário, ao adolescente em conflito com a lei no âmbito na internação provisória e do cumprimento das medidas socioeducativas. 
 
A criação da Vara de Família garante o fomento de políticas públicas, como o programa Justiça ao Jovem, desenvolvido pelo CNJ, que garante que os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privados de liberdade tenham tratamento diferenciado dos adultos

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 1

Adriana Diniz dos reis em Quarta, 25 Novembro 2020 17:15

Eu quero adotar uma criança recém-nascido como eu Faso pra adotar

Eu quero adotar uma criança recém-nascido como eu Faso pra adotar
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/