Segunda, 29 Abril 2024

Trabalhadores da construção civil denunciam perseguição em obra de shopping

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst-ES) e da Construtora MLI Ltda. realizaram audiência de conciliação no Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo de entrarem em um consenso em relação à atuação dos dos trabalhadores que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) no canteiro de obras da construção do Shopping Vila Velha.
 
O sindicato recebeu uma denúncia que dá conta que três trabalhadores da construtora teriam sido perseguidos por técnicos de segurança da empresa ao denunciarem irregularidades, como um acidente de trabalho ocorrido no canteiro de obras do shopping. Eles também disseram que quando houve acidente de trabalho e procuraram o presidente da Cipa nada foi feito pela empresa. 
 
Já a MLI – junção das empresas Metron, Littig e Incospal – alegou que tem engenheiros e técnicos de segurança e que conta com o apoio da Cipa, além de fornecer Equipamento de Proteção Individual (EPI). A empresa acrescentou que exige que os trabalhadores em função de cipeiros trabalhem como os demais. 
 
A entidade sindical argumentou que há uma ação por danos morais contra a construtora por agressão a trabalhador. O Sintraconst ressaltou, ainda, que os trabalhadores cipeiros não fazem hora extra, assim como os demais. 
 
No fim dos debates, ficou acordado que os trabalhadores se comprometem a permanecer na Cipa, assim como se dedicarão ao trabalho. O sindicato aplicará treinamento durante três dias aos cipeiros, na sede do sindicato e sem custo. A Construtora MLI Ltda dispensará os trabalhadores nos dias do curso e ainda custeará a alimentação e o vale transporte. Ao sindicato, caberá fornecer atestado de frequência e certificado para aqueles que tiverem 100% de frequência. 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/