Sexta, 19 Abril 2024

Distribuição do FPE pode seguir regime antigo até votação no Congresso

As mudanças na distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) deveriam ser votadas até o último 31 de dezembro, mas não houve votação sobre o assunto no Congresso Nacional. Essas mudanças trazem uma preocupação a mais para o Espírito Santo, pois podem representar mais uma perda de recursos federais para o Estado. Dessa vez de cerca de R$ 600 milhões.



Como não foi votado até o fim do recesso, o governo federal apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) – que foi quem considerou a lei da partilha do FPE inconstitucional e determinou a votação de uma nova forma de partilha –, uma alternativa para manter os repasses sem descumprir a decisão do Supremo.



Segundo reportagem do jornal Valor Econômico desta terça-feira (8), a proposta do governo federal é a de manter os critérios antigos, enquanto trabalha para que o Congresso aprove um novo mecanismo de distribuição. O presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa ainda não deu uma resposta à proposta do governo federal.



Ainda segundo o Valor, os repasses deste mês, como se referem a dezembro, não trariam implicações à União, mas, a partir de fevereiro esses repasses não poderão mais acontecer. O impasse se dá porque no Senado há oito propostas em tramitação e na Câmara, outros 10 projetos sobre o tema.



O Espírito Santo apóia a proposta do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que defende a adoção do critério da renda domiciliar per capita na hora de definir os repasses do fundo a partir de 2013. Caso seja escolhida a proposta do senador baiano, o Espírito Santo fica na mesma posição.



A ideia é de que partir deste ano a arrecadação do FPE seja idêntica ao de 2012 e o excedente seja rateado até o final de 2014, tendo como base dois critérios: proporcional a 50% da população de cada uma das unidades da Federação e inversamente proporcional a 50% da renda domiciliar per capita, apurados, para os dois fatores, no ano imediatamente anterior.



A proposta prevê ainda que em 2015, um novo critério seja aprovado por outra lei ou seria mantida regra proposta pelo líder do PT continuará em vigor.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/