Sábado, 20 Abril 2024

​Empresários reagem a projeto que obriga destacar produtos capixabas em supermercados

supermercado_leonardo_sa-089 Leonardo Sá

Donos de pequenas e médias indústrias que são fornecedores de supermercados reagiram ao projeto de lei do deputado estadual Dary Pagung (PSB) que obriga os "supermercados, hipermercados e estabelecimentos comerciais congêneres que comercializam produtos alimentícios a colocarem em local específico, à disposição do consumidor, os produtos capixabas, os quais deverão ser expostos acompanhados de placa informativa". 

Os indicativos deverão ser afixados em local de destaque, alertando os consumidores de forma ostensiva e clara a respeito da localidade de produção do produto. "A fixação da placa informativa não se caracteriza apenas pelo mesmo ambiente de exposição, sendo possível a oferta dos produtos de que trata esta lei juntamente com os de sua própria categoria, porém de forma agrupada e em destaque, de modo a facilitar sua localização", ressalta a proposta.

Em mensagem encaminhada por áudio à Federação das Indústrias (Findes), donos de pequenas indústrias que fornecem seus produtos a supermercados pedem a intervenção da entidade a fim de evitar a aprovação do projeto. "Como um pequeno industrial, sei das dificuldades e obrigações a que somos submetidos para colocar nossos produtos nas gôndolas dos supermercados, mais uma obrigação não vai funcionar", pontua um empresário, que quer manter o nome em sigilo.

Um grupo de fornecedores se movimenta a fim de que o projeto não avance, considerando que "os donos de supermercados já valorizam os produtos capixabas".

Segundo o projeto, as "as placas indicativas deverão conter "Produto Capixaba" e a localidade de produção. O descumprimento da lei sujeita os infratores "às penalidades estabelecidas pelo art. 56 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990".

Para justificar o projeto, o deputado Dary Pagung diz que "a iniciativa visa incentivar o consumo e fortalecer os produtos capixabas".

O parlamentar destaca a relevância da intensificação da campanha aos consumidores. "Sensibilizar, valorizar, promover, fortalecer, desenvolver e apoiar são palavras que marcam as ações que esse projeto traz, que tem o intuito de valorizar os produtos do Estado, com foco no incremento dos negócios e consequentemente, na geração de empregos e renda".

Para Dary, os estabelecimentos só têm a ganhar com a valorização dos produtos. "Isso reflete no aumento de vendas dos produtos locais. Com o aumento de vendas dos produtos do nosso Estado, a produção capixaba terá mais reconhecimento. Isso gera atração de investimentos, pois outras empresas atentas a essa movimentação vão querer abrir negócios aqui".

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