Sexta, 26 Abril 2024

ES ajudou a empurrar produção industrial do Sudeste para baixo

Estudo divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a produção industrial cresceu, de outubro para novembro do ano passado, em apenas oito dos 14 estados pesquisados. No Estado a queda foi de 6,3%.

 
O Espírito Santo acompanhou a tendência de desaceleração da produção industrial de outros estados da Região Sudeste. São Paulo e Minas Gerais tiveram redução na produção industrial de 1,9% e 0,7%, respectivamente. Com 2,1% de crescimento, o Rio de Janeiro foi o único estado da Região que não ficou no vermelho.
 
Enquanto houve queda no Sudeste, o Nordeste registrou crescimento 4,2% no período. Bahia (3,5%), Ceará (2,2%) e Pernambuco (1,3%) apresentaram taxas positivas. No Sul, Santa Catarina (3%) e Rio Grande do Sul (0,4%) foram bem. Na Região Norte, o destaque foi para o Amazonas, que registrou crescimento 2,9%
 
Os crescimentos nesses estados, no entanto, não foram suficientes para produzir um resultado positivo na indústria nacional, que, no geral, teve queda de 0,6% na passagem de outubro para novembro. Os maus resultados de São Paulo e Minas Gerais, que têm um grande peso na economia nacional, ajudaram a manter a taxa negativa. 
 
Além do Espírito Santo, a produção industrial teve taxas negativas significantes em Goiás (-14,7%), Pará (-6,0%) e Paraná (-5,1%). 
 
Na comparação de novembro de 2012 com o mesmo período do ano anterior, nove estados tiveram queda na produção industrial, com destaque para o Paraná (-13,4%), Goiás (-10,1%) e o Espírito Santo (-8,4%). No acumulado de 2012 e dos 12 meses anteriores, o resultado foi igual: nove estados registraram queda na produção industrial.
 
(Com informações da Agência Brasil)

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/