Sexta, 29 Março 2024

ES: número de cheques sem fundo fica acima da média nacional

O número de cheques devolvidos no Espírito Santo cresceu 11,6% no mês de setembro em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do índice, o Estado aparece na parte de cima da tabela dos melhores pagadores em relação aos demais estados da Federação. De acordo com o indicador da Serasa Experian, o Espírito Santo fica apenas na oitava posição, com uma média de 20 cheques devolvidos a cada mil compensados (2,06%). 



Esse índice fica um pouco acima da média nacional (2,03%), porém, a distância do Espírito Santo e os vizinhos da região Sudeste é mais expressiva: São Paulo teve o menor índice (1,49%), seguido do Rio de Janeiro (1,59%) e Minas Gerais, que ficou na sétima colocação (1,88%). No acumulado, o índice da região foi de 1,61%. 



Os estados piores colocados no estudo foram Roraima (12,03%), Acre (10,48%) e Amapá (10,22%) – isto é, a cada dez cheques emitidos nestes estados – todos na região Norte – , um deles volta sem fundos. No contexto nacional, o número de cheques devolvidos registrou a terceira queda mensal consecutiva. 



Para os economistas da Serasa Experian, o recuo dos cheques sem fundos ante os compensados em setembro é justificado pelo fato do consumidor estar priorizando a quitação de dívidas e, assim, evitando novos parcelamentos no pré-datado. No acumulado do ano – entre janeiro a setembro –, a devolução de cheques por falta de fundos é superior à verificada em igual período de 2011. Pesou neste resultado o forte crescimento dos cheques não honrados no primeiro semestre deste ano, de acordo com informe da empresa.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/