Quinta, 28 Março 2024

Índice de confiança da indústria capixaba cai após dois meses de crescimento

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) capixaba, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (IDEIES), sob a coordenação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou queda de 2,9 pontos em março de 2013, em relação ao mês anterior, após 2 meses consecutivos de crescimento. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (19) pela CNI.



De acordo com o diretor executivo do IDEIES, Doria Porto, a queda foi influenciada “pelas expectativas não muito claras para o futuro próximo em termos de recuperação da produção industrial capixaba, após um ano difícil para a indústria em geral no Brasil como foi em 2012”.



Doria explica que outros fatores também influenciaram nesta queda. “O empresário industrial está enxergando o futuro com muita cautela, pelo menos para os próximos 6 meses. Além disso, questões como a perda dos royalties (a pesquisa foi finalizada antes da decisão do STF de suspender a nova regra dos royalties) e o fim do Fundap promoverão uma grande queda nos investimentos dos municípios, o que impacta diretamente sobre a indústria, influenciando, portanto, no ICEI de março”, completa o diretor executivo do IDEIES.



O resultado foi influenciado tanto pelo indicador de condições atuais como pelo de expectativas, já que ambos recuaram no mês. Apesar da queda, o indicador permaneceu acima da linha divisória de 50 pontos (55,0 pontos), sinalizando que o empresário continua otimista. Na comparação de março de 2013 com março de 2012, cujo indicador era de 62,0 pontos, o ICEI  registrou um decréscimo de 7,0 pontos.



O ICEI da indústria brasileira também recuou em março de 2013, frente ao mês anterior (-1,0 ponto) e atingiu 57,1 pontos. De acordo com a CNI, a oscilação do índice ao redor de 57,3 pontos por sete meses seguidos é um indicativo de que não deverá haver mudanças significativas no ritmo da atividade industrial nos próximos meses.



O ICEI do Brasil é composto pelas informações de Condições Gerais da Economia Brasileira e Condições Gerais da Empresa e de Expectativas da Economia Brasileira e Expectativas da Empresa. O ICEI do Espírito Santo inclui mais duas questões: Condições Gerais do Estado e Expectativas do Estado.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/