Quarta, 24 Abril 2024

Livro aponta desafios para crescimento da economia capixaba

Nesta quinta-feira (10) será lançado, no salão da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), o livro Economia Capixaba: ensaios para um outro desenvolvimento, de autoria de Arlindo Villaschi Filho, André da Silveira Mendes, Ednilson Silva Felipe e Fernando Betarello. A obra indica que faltam políticas públicas e projetos baseados em novas visões e possibilidades.



Os atores apontam que é preciso desenhar políticas proativas que reflitam uma postura clara de prioridade para um ciclo de desenvolvimento de coesão social.



O livro parte da ideia que o ano de 2015 foi um tempo de sistematizar algumas reflexões para uma discussão ampliada sobre a sobre oportunidades e desafios para a economia capixaba.



O crescimento da economia capixaba continua sendo sustentado na produção de commodities dependendo de matérias primas não renováveis. No entanto, as forças do mercado, por si só, têm sido incapazes de distribuir frutos desse crescimento econômico, tanto entre a população do Estado, quanto entre as diversas regiões do Espírito Santo.



Na obra, além de discussões sobre questões como concentração econômica, qualidade de vida urbana, exaustão do atual modelo de crescimento e janelas de oportunidades que estão abertas a economias como a capixaba, é feita a proposta de discussão ampliada de ideias que possam nortear o desenvolvimento social, ambiental e economicamente sustentável do Estado. Para isso, é fundamental o envolvimento de diferentes segmentos da sociedade capixaba – sociedade civil organizada, empresas, estruturas governamentais – comprometidos com a construção de um outro modelo de desenvolvimento para o estado.



Além de indicar a falta de políticas baseadas em novas visões, o livro também aponta desafios e oportunidades para ideias criativas e inovadoras. Essas ideias devem surgir com o cuidado e o conhecimento de quem busca produzir a boa semente; de quem se forma para transformar ideias e vontades em espaços onde todos possam crescer; e daqueles que promovem transformação em prol do bem comum. 

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/