Sexta, 26 Abril 2024

Produção industrial capixaba está entre as que mais cresceram entre dezembro e janeiro

Estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contraria o cenário de caos que vem sendo alardeado pelo atual governo. Desde que assumiu o comando do Estado, Paulo Hartung (PMDB) tem repetido que a situação financeira do Espírito Santo agoniza na UTI. Os números, porém, não correspondem ao discurso apocalíptico do governador. 
 
De acordo Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada nesta terça-feira (10), a produção industrial capixaba cresceu 4,3%. O índice é o quinto melhor do País, deixando o Estado atrás apenas de Pernambuco (13,5%), São Paulo (7,1%), Minas Gerais (6,5%), Goiás (4,4%), Espírito Santo (4,3%) e Santa Catarina (2,4%).
 
Ao todo, o IBGE pesquisou 14 estados. O restante ficou abaixo da média nacional, que foi de 2%. O Rio de Janeiro, por exemplo, registrou crescimento de apenas 0,2%. 
 
Situação pior enfrentam os estados que tiveram crescimento negativo. Sete Estados registraram queda na produção industrial: Bahia (-10,1%), Paraná (-5,6%), Rio Grande do Sul (-2,9%), Amazonas (-2,3%), Ceará (-2%), Região Nordeste (-1,9%) e Pará (-0,9%).
 
Na comparação de janeiro deste ano com o mesmo período do ano passado, houve queda em 11 dos 15 locais pesquisados (Mato Grosso também entra nesse tipo de comparação). As maiores quedas foram registradas no Amazonas (-12,4%), Bahia (-12,1%), Paraná (-12%) e Rio Grande do Sul (-11,3%). Dos quatro locais onde houve alta no levantamento feito no mesmo período do ano passado, o destaque ficou com o Espírito Santo, que registrou 18,2% de crescimento na produção industrial. 
 
A queda de 18,2% para 4,4% no Espírito Santo acompanha a retração da economia nacional. No estudo deste ano, exceção a Pernambuco que teve crescimento da produção industrial acima da curva, os demais estados que registraram crescimento ficaram abaixo dos índices do ano passado. 
 
É importante destacar que a média nacional ficou no patamar de 2%. 

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/