Quarta, 24 Abril 2024

Vereadores de Baixo Guandu aprovam lei que garante instalação de projeto industrial

Vereadores de Baixo Guandu aprovam lei que garante instalação de projeto industrial

A Câmara de Vereadores de Baixo Guandu (região noroeste do Estado) aprovou, na manhã desta terça-feira (30), o projeto de lei que autoriza a doação de uma área de 23,3 mil metros quadrados para a instalação da fábrica da empresa têxtil PW Brasil. A votação unânime encerra uma crise política entre os vereadores e o prefeito do município, Neto Barros (PC do B), que ameaçava a manutenção do projeto industrial. A previsão é de que as obras sejam iniciadas em janeiro de 2015.



Em nova sessão extraordinária, os vereadores aprovam o projeto de autoria do Poder Executivo, que garante o desmembramento de uma área do Parque de Exposições do município para a instalação da fábrica, cujos investimentos são avaliados em R$ 12 milhões. Na sessão anterior, o vereador Lucas Alves Pedrosa (PR), presidente da Comissão de Educação, pediu vistas da matéria, medida que causou a indignação do prefeito e de parte da população, que iniciou um abaixo assinado pela instalação do projeto.



“Foi a vitória da sociedade guanduense, que percebeu a má intenção da oposição de querer atrapalhar o desenvolvimento da cidade, se uniu, pressionou, e obteve êxito. Não existe vitória sem luta”, afirmou o prefeito comunista. Segundo ele, o abaixo assinado reuniu em torno de quatro mil assinaturas. O movimento em favor da instalação do empreendimento teve ainda a adesão do setor empresarial local, informou Neto Barros.



O presidente da Câmara, Pedro Matias (PSD), negou a existência de divergências em relação ao empreendimento. Segundo ele, nenhum vereador se posicionou contra a empresa, mas com a forma de doação. Inicialmente, a empresa se instalaria em uma área desapropriada pelo município às margens da BR 259, porém, o projeto foi alterado para a nova localização, dependendo do aval dos vereadores. “Temos um polo empresarial na cidade, onde vários empresários locais pagaram o terreno onde estão se instalando ou já se instalaram e não podem existir privilégios”, ponderou.



De acordo com o prefeito guanduense, a empresa prevê a contratação de mais de 500 pessoas, sendo 400 na fase de obras e a partir de 160 trabalhadores durante a operação. Neto Barros afirma que a PW Brasil será a maior empresa do município, resultando na elevação do Produto Interno Bruto (PIB) em quase 30%. O grupo empresarial foi criado em Colatina e tem mais de 30 anos no mercado da moda. A empresa é responsável pelas marcas Missbela e Vide Bula, que são vendidas em lojas de todo o País.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/