Sábado, 20 Abril 2024

Alunos de escola da Capital recebem livros de programa social de incentivo à leitura

Alunos de escola da Capital recebem livros de programa social de incentivo à leitura

Fotos: Leonardo Sá/Porã



A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares, no bairro Resistência, em Vitória, foi a primeira unidade da Capital a receber livros doados através do programa 1Book4Life, iniciativa que visa disseminar o hábito da leitura por meio da distribuição de livros, ofertados por investidores sociais.







O programa, idealizado pelo Instituto do Gesto Bom (IDGB), dirigido por Daniel Herkenhoff, busca, para além de estimular a leitura desde a infância, incentivar também a gentileza. Os dois livros recebidos por cada um dos 120 alunos da escola podem ser trocados entre eles, tornando infinitas as possibilidades do saber.



No Estado, esta foi a segunda entrega de livros. A primeira, na localidade de Prata dos Baianos, em Ecoporanga, na região noroeste, também foi um sucesso.



Além de compartilhar os livros recebidos com os colegas de classe, as crianças presenteadas também podem ler e compartilhar com os amigos, familiares e vizinhos, se apropriando da obra, do conteúdo e do destino e difundindo as s histórias.



Cada livro presenteado aos alunos é acompanhado com uma carta, contendo o nome da pessoa que presenteou. A criança que o recebe tem a possibilidade de enviar uma outra carta em agradecimento, que é enviada da escola para a sede do programa e, posteriormente, enviada ao presenteador. A parceira na entrega dos livros aos alunos da Emef Ronaldo Soares foram as Óticas Paris.







De acordo com dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro e pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a leitura é um hábito de apenas pouco mais de metade da população brasileira. Esse contingente, formado por 88,2 milhões de pessoas, tem acesso, em média, a quatro livros ao ano, sendo que dois deles são lidos até o final e dois, apenas em trechos.



O estudo mostra que a escolaridade, a classe social e o ambiente familiar são determinantes para os indicadores de leitura e quantidade de livros. Quanto maior a escolaridade e a renda, maior a quantidade de leitores e a média de livros lidos.



O objetivo do programa 1Book4Life é justamente incidir nessa realidade e difundir o prazer pela leitura junto com a escola, que tem papel fundamental na mobilização do corpo docente e do aluno para que o livro faça a diferença na vida, na formação e na socialização do aluno.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/