Quinta, 18 Abril 2024

Apenas três municípios capixabas pretendem retornar às aulas de forma presencial

escola_vazia_retorno_presencial_assopaes Assopaes

Apenas três redes municipais de ensino capixabas pretendem retornar às aulas de forma presencial em 2021: Divino de São Lourenço, na região do Caparaó; Nova Venécia, no norte; e Presidente Kennedy, no sul. Os dados são de uma pesquisa feita pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e foram apresentada nesta quinta-feira (21). Dos 78  municípios capixabas, 76 responderam ao questionário que embasou o levantamento. As únicas exceções foram São Gabriel da Palha, no norte; e Ibitirama, no Caparaó. 

Vinte municípios, o que corresponde a 27%, afirmaram que este ano o ensino será remoto. Trata-se de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Conceição da Barra, Ibiraçu, João Neiva, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Vila Pavão e Colatina, no norte; Fundão e Vila Velha, na Grande Vitória; Atílio Vivacqua, Marataízes, Muniz Freire e Bom Jesus do Norte, no sul; São José do Calçado, no Caparaó; Castelo e Santa Leopoldina, na região serrana. Quarenta e cinco por cento, portanto, 34 municípios, declararam que irão adotar o formato de ensino híbrido. 

Os que adotarão esse tipo de ensino são Alegre, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Irupi, Iúna, no Caparaó; Alfredo Chaves, Domingos Martins e Vargem Alta, na região serrana; Aracruz, Ecoporanga, Governador Lindemberg, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Montanha, Muqui, Pancas, Pedro Canário e Vila Valério, no norte; Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Mimoso do Sul, Piúma e Rio Novo do Sul, no sul; Cariacica, Guarapari, Viana e Vitória, na região metropolitana. 

Dezenove municípios, ou seja, 25%, ainda não definiram o formato de ensino. Esses municípios são Afonso Claudio, Conceição do Castelo, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante, na região serrana; Anchieta e Brejetuba, no sul; Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Jaguaré, Mantenópoles, Mucurici, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Sooretama, no norte; e Serra, na região metropolitana. 

'Sem condições para retorno presencial'

O professor e integrante do coletivo de professores Educação pela Base, Antônio Barbosa, acredita que os dados da pesquisa feita pela Amunes mostram que os municípios compreenderam que não há condições para o retorno presencial. Entretanto, ele faz críticas ao ensino híbrido. De acordo com Antônio, esse formato, por meio do qual 50% dos alunos participam das aulas de forma presencial e outros 50% de maneira remota, alternando-se a cada semana, gera sobrecarga de trabalho para os professores. 

Ele explica que os docentes terão duplo trabalho ao ter que planejar aulas presenciais e, também, lançar no sistema e adaptar a atividade para o modelo presencial. Soma-se a isso, segundo Antônio, o fato de os docentes não terem tempo de planejamento adequado. Segundo o professor, o governo Renato Casagrande (PSB) está pressionando os municípios para que haja retorno presencial. "Se quer tanto esse retorno, o Estado deve priorizar a vacinação dos profissionais da educação", defende.

Antônio destaca que está sendo criada a impressão de que há vacina para todo mundo, sendo que não há doses suficientes nem para o primeiro grupo que está sendo imunizado, formado por população indígena, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, idosos que habitam em instituição de longa permanência e pessoas com deficiência que vivem em residências inclusivas. "O governo do Estado tem que buscar alternativas para comprar vacinas sem depender do governo Federal", diz. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/