Sábado, 27 Abril 2024

Aprovados questionam abertura de novo concurso para o magistério de Vitória

prefeito_pazolini_lorenzo_PMV PMV

Professores aprovados no concurso do magistério de Vitória realizado em 2019 questionam a abertura de edital para um novo certame, anunciado pela gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) no Diário Oficial do dia 15 de janeiro. O questionamento é pelo fato de que o concurso no qual passaram tem validade até julho deste ano e ainda há pessoas aguardando serem chamadas para assumir o posto. Os trabalhadores defendem que, em vez de realizar um novo concurso, os aprovados deveriam ser convocados.

No novo concurso, serão ofertadas 100 vagas para diversos cargos de professor da educação básica, todos com carga horária de 44h, além de 54 vagas para professor de educação especial para trabalhar com deficiência intelectual e com deficiência auditiva. Uma das aprovadas, Ester Vaz, relata que todas as vezes nas quais os aprovados questionaram o fato de não haver novas convocações, a Administração afirmou não haver demanda de profissionais. "Se não há demanda, porque estão abrindo um novo concurso?", questiona.

A professora, que passou no certame para recreadora de Educação Física, acredita que a gestão de Lorenzo Pazolini não quer convocar os aprovados porque o concurso foi realizado na gestão do então prefeito Luciano Rezende (Cidadania). A docente afirma estar frustrada. "Eu passei em 39º lugar, faltava só dois para me chamarem, chamaram até o 37º. Para passar eu paguei cursinho preparatório. Como trabalhava em três turnos, estudava aos finais de semana em casa", recorda.

O professor de história Vinícius Machado passou em 12º lugar e aguarda a convocação. O profissional afirma que os concursados não são contra a realização de novos certames. "Chamar os aprovados é valorizar a educação. Não nos opomos à realização de concurso, quanto mais concurso melhor, mas é preciso chamar os aprovados do concurso anterior, que ainda está em vigência, para depois abrir mais concursos. Se tem demanda, porque não chamar quem está aguardando ser convocado?", defende.

O diretor executivo do grupo Professores Associados pela Democracia de Vitória (Pad-Vix), Aguinaldo Rocha de Souza, afirma que o concurso de 2019 era para carga horária de 25 horas semanais, mas, aponta, isso não é impedimento para que os aprovados sejam convocados. De acordo com ele, como a Prefeitura tem transformado algumas unidades de ensino em escola em tempo integral, isso pode ser a justificativa para que o novo concurso seja para a carga horária de 44h.

Contudo, afirma, é possível ter dois professores de uma determinada disciplina em uma escola em tempo integral, portanto, dois de 25horas. O professor destaca também que é possível um professor com carga horária de 25 horas fazer carga horária suplementar. Aguinaldo defende que um novo concurso só poderia ser feito se o último já tivesse perdido a validade, se todos seus aprovados já tivessem sido convocados ou se o novo certame contemplasse somente áreas não abarcadas no anterior.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/