Terça, 23 Abril 2024

Assembleia arquiva projeto que revoga lei que regulamenta contratações temporárias

O Plenário da Assembleia Legislativa arquivou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 27/2016, de autoria do deputado Sérgio Majeski (PSDB) que revoga lei que dispõe sobre contratações por tempo determinado por parte do governo do Estado. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa considerou o projeto inconstitucional, para espanto do proponente.



Em 2015, a Assembleia aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 17/2015, de autoria do governo do Estado, que regulamenta a contratação temporária de servidores pelo Executivo estadual. Já naquela ocasião, a matéria foi amplamente criticada por uma parcela dos deputados, já que trata a excepcionalidade da contratação temporária na administração pública como regra.



De acordo com a lei aprovada em 2015, é colocado um limite de 30% para a contratação temporária, mas o Estado ultrapassa essa marca em diversos setores.



Na sessão, Majeski lembrou que a Constituição Federal é clara em estipular que a contratação em designação temporária só deve ser feita em casos excepcionais. No entanto, só na Educação 66% dos profissionais são contratados por designação temporária.



O deputado apontou que a CCJ fez um parecer meramente político e que não guarda relação com a Constituição. Ao ser apontado pelo deputado Marcelo Santos (PMDB) – membro da comissão e que presidia a Casa no momento – que a matéria conteria vício de iniciativa, Majeski argumentou que não estava criando cargo, nem aumentando despesa, apenas tentando fazer valer o que determina a Constituição Federal e a Estadual.



A inconstitucionalidade da contratação temporária irrestrita já foi reconhecida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, o Plano Estadual de Educação (PEE) estabelece que até 2022 90% dos professores devem se efetivos, mas a lei atual permite até 70% de efetivos.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/