Sábado, 20 Abril 2024

Câmara de Vila Velha aprova reajuste de 8% para o magistério

A Câmara de Vila Velha (CMVV) aprovou na sessão dessa quinta-feira (6) o reajuste de 8% aos profissionais do magistério do município. O reajuste foi concedido após diversas manifestações dos profissionais, que não tiveram reajuste em 2013, o que foi inédito no magistério de Vila Velha.
 
O acordo entre o magistério – representado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes) – e a prefeitura foi anunciado em 12 de fevereiro. O reajuste amenizou o clima de tensão entre a categoria e o prefeito Rodney Miranda (DEM). A rede municipal de ensino canela-verde tem cerca de quatro mil servidores, entre professores, coordenadores e pedagogos, que representam mais de 50% dos funcionários do município.
 
A categoria ficou pela primeira vez sem o reajuste anual em 2013, o que levou os professores a paralisar as atividades por mais de dois meses. A prefeitura apresentou uma proposta de abono salarial pago em quatro parcelas. Durante a campanha que elegeu Rodney, o magistério, ao lado dos profissionais da Saúde, foi uma das primeiras categorias a manifestar apoio à candidatura do prefeito do DEM.
 
A primeira reunião do ano entre prefeitura e sindicato aconteceu no dia 30 de janeiro, quando o sindicato cobrou o reajuste, abono, gestão democrática, equiparação salarial para funcionários da educação e a definição de uma data-base para o dissídio da categoria. A proposta inicial de reajuste da prefeitura foi de 6%, que acabou subindo dois pontos e chegando a 8%.
 
O reajuste salarial sairá na folha de pagamento do mês de março, incluindo os aposentados.  Outra conquista assegurada foram seis dias de abono em 2014 para os professores e, a partir de março, eleição para conselho de escola.  Sobre a eleição para diretor de escola, ficou definido que a administração municipal e o sindicato formarão uma comissão para definir o critério da escolha, a partir do segundo semestre deste ano.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/