Sábado, 20 Abril 2024

Comunidade de Afonso Cláudio faz manifestação nesta terça-feira em Vitória

Comunidade de Afonso Cláudio faz manifestação nesta terça-feira em Vitória
Inconformados com a perda do ensino médio nas escolas do interior do município, moradores de Afonso Cláudio (região serrana do Estado) farão manifestação em Vitória nesta terça-feira (30). Vão buscar solução com o secretário de Estado da Educação (Sedu), Haroldo Rocha, já às 8h30.
 
Na programação do grupo, o segundo contato será com o presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, às 13 horas. No tribunal tramita recurso da Promotoria de Justiça de Afonso Cláudio contra a decisão do juiz  Luciano Fiorot, que manteve o encerramento do ensino médio em três comunidades. Em relação a duas outras comunidade, decisão do juiz determinando a reabertura do ensino médio não foi acatada pela Sedu.
 
Segundo a professora Solange Maria Moizes, os moradores de  Afonso Cláudio esperam que o secretário Haroldo Rocha se sensibilize com o sofrimento de alunos, pais, professores e de toda comunidade, e determine imediatamente a volta do ensino médio às comunidades do interior.
 
A argumentação da comunidade é cristalina. No interior, as crianças e os adolescentes ajudam aos pais na lavoura. Para geração de renda, para aprender a trabalhar. Isso é parte de sua cultura. Em paralelo, crianças e adolescentes estudam. Havendo oportunidade, seguem estudando até a universidade.
 
Em Afonso Cláudio não era diferente. Só que, com a política implantada pela Sedu a partir de 2015, o ensino médio diurno e noturno no município foi definhando, e morreu. Com o encerramento do ensino médio, morreu também a oportunidade para os alunos frequentarem a escola.
 
Ficaram  sem ensino médio estudantes das comunidades de Mata Fria - com cerca de 90 alunos excluídos pelo fechamento do ensino médio -, São Francisco, Vila Pontões, Piracema e Fazenda Guandu. O fechamento do ensino médio se deu por uma razão absurda: o governo do Estado quer alunos para a Escola Viva, instalada na sede do município. Esta escola tem 640 vagas e está sendo ampliada. 
 
Uma crueldade, pois as comunidades ficam distantes: De Piracema à sede de Afonso Claudio, são  36 quilômetros, 72 quilômetros considerando a volta. Além de a estradas serem ruins - de terra, em regiões de montanhas. Há risco na primeira chuva. A comunidade não aceita ser tratada assim e protesta. E, agora, vem buscar a solução com o secretário Haroldo Rocha. Querem o que foi tomado pela Sedu,  com reabertura imediata das escolas. 
 
Caso o apelo que farão diretamente ao secretário da Sedu nesta terça-feira não resulte em solução, os moradores pretendem se socorrer diretamente com o governador Paulo Hartung. Já asseguraram, por suas lideranças, que não vão parar de lutar e podem recorrer até mesmo às autoridades federais, em Brasília.
 
Apoios irrestritos
 
A professora Solange Maria Moizes relatou que só da sede do município estão inscritas 90 pessoas para a manifestação em Vitória. Só no final da tarde desta segunda terá a relação completa dos que vão deixar seus afazeres, para buscar a solução para o problema que a Sedu criou, diretamente em Vitória.
 
Virão estudantes excluídos, pais de alunos, professores, agricultores, inclusive a representação dos sindicatos do campo. Há dificuldades inclusive para alimentação do grupo. “Vamos levar lanches, que compartilharemos. Ninguém tem dinheiro nem para comer.  Mas vamos assim mesmo”, afirma a professora Solange Maria Moizes.
 
Solidariedade não falta aos alunos afastados da escola pela Sedu. Apoios estão garantidos de Santa Maria de Jetibá, onde os estudantes enfrentam o mesmo problema, de Laranja da Terra, Brejetuba, Domingos Martins, Ibatiba. Até mesmo de Pedro  Canário, no noroeste do Estado, virá representante em apoio aos estudantes.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/