Terça, 23 Abril 2024

Carreata reforça críticas ao retorno das aulas presenciais no Estado

carreata_sindiupes_CreditosAdrianoAlbertino Adriano Albertino

comunidade escolar realizou uma carreata pelas ruas de Vitória na manhã desta quinta-feira (27), para se manifestar contra o retorno das aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Adriano Albertino, cerca de 300 carros saíram do Tancredão, na Ilha do Príncipe, onde foi a concentração. Houve uma pausa em frente ao Palácio Anchieta para a realização de um ato, e outra na Avenida Cezar Hilal, em frente à Secretaria Estadual de Educação (Sedu). 

A carreata foi realizada Sindiupes juntamente com a Associação de Pais de Alunos do Espírito Santo (Assopaes), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado (Uncme-ES), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Adriano afirma que o protesto cumpriu seu propósito de mostrar o posicionamento contrário ao retorno das aulas e destaca a participação de outras entidades da sociedade civil, como o Movimento Negro Unificado (MNU), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). 

Ele acredita que a adesão à manifestação é uma vitória diante do pronunciamento feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) e pelo secretário de Estado de Educação, Vitor de Angelo, nessa quarta-feira (26), quando anunciaram que a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental I e II e o ensino médio, ainda não tem previsão de retorno. "O governador sempre se pronuncia sobre esse assunto nas sextas-feiras, mas dessa vez foi na quarta, véspera da carreata, para desmobilizar", aponta.

O diretor do Sindiupes tece críticas à portaria conjunta das secretarias de Estado da Saúde e da Educação (Sesa e Sedu) com o protocolo sanitário de retorno às aulas presenciais, publicada em oito de agosto. De acordo com ele, o protocolo não é aplicável. "Os donos de escolas privadas afirmam que podem aplicar, nós não respondemos por eles, mas respondemos pela escola pública, conhecemos a realidade, e reforçamos que o protocolo não é aplicável", enfatiza. Adriano destaca que muitas escolas públicas não têm água, banheiros estruturados, sala com ventilação, entre outras exigências necessárias para a prevenção à Covid-19.

Ele salienta, ainda, que em uma sala de aula com 20, 30 alunos, não é possível fazer espaçamento de dois metros entre uma cadeira e outra, sendo a interação parte do processo ensino-aprendizagem. "Os alunos interagem entre si e com o professor. Involuntariamente, se tocam, se abraçam. O ser humano aprende um com o outro. Não tem como isolar dentro de uma sala de aula", desabafa Adriano, que critica o governo Renato Casagrande por ouvir os donos de escolas privadas em detrimento dos trabalhadores do ensino público. 

Adriano lembra que o Sindiupes se retirou do Grupo de Trabalho (GT) no qual estavam sendo discutidas, entre outras questões, o protocolo sanitário de retorno das aulas presenciais. A saída, explica, se deu pelo fato de que o governo estava dando ampla voz para os donos de escolas privadas. "Mais de 80% dos estudantes do Espírito Santo são da rede pública de ensino, mas o governo quer ouvir os donos de escola. Não dá para estarmos à mercê de meia dúzia para decidir algo que impacta a vida de mais de 80%", defende. 

Para o diretor do Sindiupes, apesar das dificuldades enfrentadas, a manutenção do ensino remoto é a melhor alternativa, mas não há iniciativas do Governo do Estado para desenvolver essa medida. "Não se criou condições de manter a virtualidade enquanto não cessa a pandemia", critica. Para ele, o retorno presencial requer redução brusca de contaminações e testagem em massa na comunidade escolar.

Aulas presenciais no ensino superior

Nessa quarta-feira (26), a gestão de Renato Casagrande anunciou que está autorizado o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino superior públicas e privadas a partir do dia 14 de setembro, cabendo a cada escola e a cada estudante a decisão da data de retorno. Os anúncios foram feitos em coletiva de imprensa virtual realizada com a presença do governador Renato Casagrande; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Cerqueira; e os secretários de Estado de Educação e de Saúde, Vitor de Angelo e Nésio Fernandes, respectivamente. 

"A instituição pública ou privada que quiser retornar, pode retornar. Com protocolo: revezamento, medição de temperatura, isolamento dos grupos de risco. Quem não quiser retornar pode continuar com ensino à distância", resumiu Casagrande. E os estudantes que não puderem retornar ou não se sentirem seguros para tal, terão como opção requerer o início ou a manutenção das aulas remotas ou trancar a matrícula.

O secretário Vitor de Ângelo destacou que o protocolo divulgado em oito de agosto estabelece normas para a obrigatoriedade da higienização das mãos, do uso de máscara, da medição de temperatura, do distanciamento social e do revezamento dos alunos, seja um revezamento físico, onde metade da turma vai à sala de aula por vez, podendo o rodízio ser diário, semanal ou de outra periodicidade. O revezamento também pode ser com parte da turma em aula presencial e outra, de forma síncrona, acompanhando a mesma aula de forma remota. 

O plano estabelece ainda a "corresponsabilização de todas as pessoas envolvidas", não só o governo. "Responsabilização no sentido de apropriar-se do que está no documento de forma prática", disse. 

O governador declarou entender que, com os protocolos, é mais difícil ocorrer a transmissão nas escolas do que em aglomerações nas ruas que estão acontecendo. "O risco é quase zero", opinou.

O secretário Nésio Fernandes alegou que "a população que vai pra universidade é jovem e adulta" e que "os protocolos reduzem o risco", por isso ainda não foi autorizada a retomada das aulas em toda a comunidade escolar, pois "a adesão a essas medidas é mais simples nessa idade [universitária]".

Ainda sobre as decisões pessoais de retorno, Vitor de Angelo disse que o fato de a educação superior não ser obrigatória no Brasil "facilita" os arranjos que cada instituição poderá criar, para atender às necessidades de seus estudantes. "Não vejo dificuldades", disse.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/