Sexta, 26 Abril 2024

Comunidades rurais que tiveram escolas extintas se mobilizam nas redes sociais

Comunidades rurais que tiveram escolas extintas se mobilizam nas redes sociais
Alunos, pais, professores e agricultores do interior capixaba somaram forças na luta contra o fechamento das escolas rurais e do ensino médio noturno. Deram um novo passo em termos de comunicação, com a criação de uma página na rede social Facebook.
 
Com o mote Pela Escola Pública, a página reúne, até agora, 90 seguidores. Seus idealizadores informam que a página visa promover a luta pela valorização da educação pública no Espírito Santo. E que defende uma educação pública, gratuita, democrática.



Informam ainda que “iniciamos com postagens sobre os casos de restrição de direitos, realizado pelo governo estadual, aos jovens de Afonso Cláudio e Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo”.
 
Em outro trecho, os idealizadores da página chamam o fechamento de escolas e do ensino noturno no interior como “casos de ataques aos direitos dos jovens”.  Tais ataques foram realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com um propósito único: o de lotar a Escola Viva, como no caso de Afonso Cláudio, mesmo que isso represente obrigar os estudantes a deixar de trabalhar nas lavouras com seus pais, e se deslocar por dezenas de quilômetros de suas comunidades até a sede municipal.
 
A comunidade criada na rede afirma que defende “uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade, que valorize os profissionais da educação e garanta os direitos das crianças e adolescentes, inclusive da juventude do campo”.
 
A mobilização é uma reação aos retrocessos da política educacional do governo Hartung, que penaliza cada vez mais os estudantes. A atual gestão já fechou 42 escolas em todo o Estado. Com a medida, sem poder se deslocar para outras escolas, distantes e servidas por péssimas estradas, o abandono das salas de aula  é cada mais frequente no Espirito Santo. Já em relação ao ensino noturno, em 2014, último ano do governo anterior, 361 escolas ofereciam, em 2018, são apenas 202 escolas.
 
 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/