Sexta, 19 Abril 2024

Criação de universidade estadual está na pauta do governo, garante deputado

Segundo o deputado Roberto Carlos (PT), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) abriu um edital para criar a primeira Escola Técnica Estadual, em Baixo Guandu. A medida, segundo ele, pode ser considerada uma sinalização do Estado para dar vazão aos alunos do ensino médio do Estado.

 

A afirmação foi feita durante entrevista ao programa Panorama da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (3). Segundo Roberto Carlos, a intenção da Secretaria de Ciência e Tecnologia é criar centros de ensino profissionalizante, que no futuro terão estrutura para garantir a graduação e a pós graduação de alunos.

 

 “A perspectiva é que o governo faça as escolas técnicas e a partir desta base para a graduação e pós-graduação. A ideia é fazer universidades multicampi. Ainda sim, não vamos esfriar este debate”, garantiu.

 

Segundo o deputado, o Espírito Santo é o único Estado do Sudeste que não possui um universidade estadual, mesmo estando preparado para este passo.

 

Para o deputado, é preciso pensar na capacitação dos jovens e, sobretudo,  garantir também a vazão dos alunos que saem no ensino médio em municípios onde não há a presença da Universidade Federal do Espírito Santo, nem de Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e nem dos cursos do Sistema S (Sesc e Senai, entre outros).

 

 “Nos próximos anos estão previstos R$ 50 bilhões de investimentos no Estado, como supriremos a mão de obra? Que tipo de desenvolvimento queremos?”, questionou o petista.

 

Ainda sim, não há prazos para que se efetive a proposta de criar uma universidade estadual. Ao ser questionado sobre prazos para a criação da universidade estadual, entretanto, o deputado afirmou apenas que possui aliados à causa dentro do governo do Estado, como é o caso do próprio secretário Estadual de Ciência e Tecnologia , Jadir Péla que já se manifestou favorável a ideia.

 

“Temos aliados dentro do governo e hoje o Estado vê com muita serenidade a criação da universidade estadual. Já estamos buscando o diálogo sobre os cursos em acordo com o arranjo produtivo de cada região”, disse o deputado.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/