sexta-feira, janeiro 9, 2026
31.9 C
Vitória
sexta-feira, janeiro 9, 2026
sexta-feira, janeiro 9, 2026

Leia Também:

Cursinhos populares da Grande Vitória têm mutirões e abertura de vagas

O Podemos+, na Serra, vai realizar atividade para auxiliar em inscrição no Sisu

Divulgação

Um dos planos de muitas pessoas para 2026 é ingressar na universidade ou se preparar para concretizar isso daqui a um ano. Nas comunidades, jovens e adultos têm como uma das opções os famosos cursinhos populares, que promovem várias ações em busca da democratização do ensino superior gratuitamente. Na Grande Vitória, por exemplo, haverá, já em janeiro, mutirões e inscrições para professores voluntários e para estudantes.

Um desses cursinhos é o Podemos +, capitaneado pelo Levante Popular da Juventude e que existe em todo o país. No Espírito Santo, funciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Vila Nova de Colares, no bairro de mesmo nome, na Serra. Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, haverá mutirões de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do qual quem participou das edições 2023, 2024 e 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior que aderiram ao processo seletivo.

O mutirão será das 18h às 21h. Nos dois primeiros dias acontecerá na EEEFM Vila Nova de Colares. No último, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Feu Rosa, também na Serra. A coordenadora do Podemos +, Amanda Verediano, afirma que o mutirão nasceu da percepção, em anos anteriores, de que nem todos os estudantes das comunidades periféricas têm acesso à internet.

Além disso, aponta, as pessoas mais velhas não têm muita familiaridade com o sistema. Ela afirma que é preciso, ainda, auxiliar as pessoas no que diz respeito ao sistema de cotas, por exemplo, informando quais são os tipos de reserva de vagas e em quais as pessoas podem concorrer.

Um novo mutirão será realizado nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, também das 18h às 21h, sendo na EEEFM Vila Nova de Colares nos dois primeiros dias e no CRJ no terceiro. Dessa vez, a proposta é auxiliar na busca por documentos para matrícula daqueles que foram selecionados no Sisu. De acordo com Amanda, serão dadas orientações de como conseguir os documentos e, no caso de ser possível acessar pela internet, será feita a busca.

“O Podemos + busca promover a inserção das classes populares na graduação. A educação é um direito básico, mas ne todos têm acesso”, diz Amanda.

Novo ano letivo

A inserção das classes populares no ensino superior também é o objetivo da Rede de Cursinhos Populares Afirmação, que funciona nas Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFMs)  Maria de Lourdes Poyares Labuto, em Tabajara, Cariacica, e Antônio Engracio da Silva, em Feu Rosa, na Serra; na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, Vitória; e no Centro Estadual de Educação em Tempo Integral e Fundamental e Médio (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Cobilândia, Vila Velha.

A Rede Afirmação iniciará as inscrições para as turmas de 2026 na próxima segunda-feira (12), no link que ficará disponível no perfil da organização no Instagram. Os interessados poderão se inscrever até o dia 7 de fevereiro, e as aulas vão começar no dia 21 do mesmo mês. São 40 vagas em cada unidade. A inciativa existe desde 2017 e já teve mais de 1 mil alunos.

“É um movimento de inclusão das camadas populares, das pessoas negras, periféricas. Uma luta pela democratização da educação, em defesa das políticas não somente de acesso, mas também de permanência na universidade, diz o coordenador geral, Antônio Barbosa.

O Afirmação está com inscrições abertas para professores voluntários. Os interessados podem se inscrever neste link. É preciso ter graduação na área na qual se pretende lecionar ou em áreas afins. Pessoas que estão cursando a graduação também podem se inscrever.

Mais Lidas