Sexta, 19 Abril 2024

Curso sobre Golpe de 2016 começa nesta quarta na Ufes

Depois da polêmica por conta da tentativa do governo federal de proibir que a disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” fosse ministrada na Universidade de Brasília (UnB), a reação em diversas universidades brasileiras foi ofertar matérias similares.

A ideia chegou ao estado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com estreia nesta quarta-feira, às 18h30, do curso livre ao qual adiciona a América Latina ao nome do curso da UnB. As inscrições foram um sucesso: as 150 vagas se esgotaram em menos de duas horas. Porém, como a primeira aula será no Cine Metrópolis, poderão participar até 240 pessoas, sendo abertas vagas adicionais de acordo com a ordem de chegada. “O interesse é ir além do que se veicula pela grande mídia, pelos textos superficiais das redes sociais e grupos apoiadores do golpe, sejam eles do âmbito jurídico ou dos partidos políticos”, diz a professora doutora Ana Carolina Galvão Marsiglia, do Centro de Educação da Ufes.

Para a aula inaugural foi convidado o professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, autor do livro “Escola Sem Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira”, outro tema que tem provocado polêmica e gerado reações críticas de acadêmicos e estudiosos.

Além do convidado, ministrarão as aulas semanais 13 professores da Ufes, que participam de oito grupos de pesquisa. A opção pela modalidade de curso livre permite agregar vários professores de diversos departamentos e receber pessoas de fora da universidade no público.



“Nosso interesse e compromisso é levar o debate ao mais amplo conjunto de pessoas. Como curso livre, podemos atender igualmente a qualquer interessado. Aliás, é exatamente o que podemos observar pelas inscrições”. Metade dos inscritos são estudantes de graduação e pós-graduação da Ufes, enquanto 17% são professores de educação básica e o restante de outras origens. O curso será certificado pelos grupos de pesquisa envolvidos na oferta e terá carga horária de 30 horas.

A metodologia do ciclo de palestras que compõe o curso livre foi definida conjuntamente pelos professores por conta da variedade de temas, que se relacionam com as áreas de pesquisas e estudos dos envolvidos em diferentes campos de conhecimento. “A razão, além de ampliar o debate sobre o golpe em si, é se solidarizar à iniciativa dos professores da UnB, de modo a lutar pela preservação da autonomia universitária. Precisamos nos unir. Do contrário, seremos perseguidos e atacados. Não podemos deixar que isso aconteça ainda mais, pois já estamos sofrendo inúmeros ataques”, conclui a professora Ana Carolina.

Confira aqui o programa e calendário do curso livre “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil e na América Latina”.

SERVIÇO

Aula inaugural do curso livre “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil e na América Latina”

Quando: Quarta-feira, 4 de abril, 18h30

Onde: Cine Metrópolis - Avenida Fernando Ferrari, campus da Ufes em Goiabeiras, Vitória 

 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/