Sábado, 20 Abril 2024

Deputado governista reage no caso de diretor exonerado em Montanha

bruno_lamas_tatibeling_ales Tati Beling/Ales
Tati Beling/Ales
"Defendo uma apuração rigorosa dos fatos. Até porque, tenho convicção que essa investigação rigorosa vai mostrar a verdade e colocar um basta em muitas falácias". A reação é do deputado governista Bruno Lamas (PSBS), manifestada no plenário da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (8), sobre o caso da exoneração do diretor de uma escola estadual em Montanha, extremo norte do Estado

Reportando-se a declarações anteriores de Sergio Majeski (PSDB) feitas na sessão, Lamas, que preside a Comissão de Educação, defendeu que "o processo de seleção de diretores de escola é um bom, organizado, e tem realmente cumprido a sua missão". Depois, exaltou que "o Espírito Santo passa por uma transformação, escolas sendo revitalizadas, inovadas, climatizadas" e que "o que mais encanta é justamente a qualidade dos diretores das escolas: a empatia, o envolvimento com a comunidade escolar, a forma como conduzem as escolas, a autonomia que o Estado tem dado para esses gestores e, consequentemente, o resultado".

Ele prosseguiu nos elogios, afirmando que "temos uma educação inclusiva, onde a empatia prevalece e com resultados"; que "o Espírito Santo obteve a maior nota do Brasil no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]; e "tem dado aos municípios no cumprimento das metas como a educação em tempo integral". 

O parlamentar citou um manifesto da Associação de Diretores de Escolas Estaduais do Espírito Santo (Adires) a respeito do caso de Montanha, assinado por 24 diretores de escolas vinculadas à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Nova Venécia. O documento, segundo ele, relata "com muita convicção a confiança no trabalho da superintendência de educação e na equipe do secretário Vitor de Angelo e todos os seus sub, toda a sua equipe, que fazem a educação do nosso Estado, atestando e confirmando e dando credibilidade aos critérios e à forma de seleção".

Bruno Lamas ressaltou ainda que "o nosso Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica], a Lei 4.113/2020, traz um dispositivo novo em relação ao Plano Estadual de Educação, que permite que a seleção de um diretor de escola possa acontecer por critério técnico e é esse o critério que a Sedu [Secretaria de Estado da Educação] utiliza, ou por participação escolar". 

Ao final, fez um apelo. "O que nós precisamos, além de uma investigação robusta, é não permitir que injustiças sejam cometidas, mas também que possam desqualificar a gestão especialmente no período pré-eleitoral, em que daqui a pouco os capixabas estarão indo às urnas. Então, critério, calma, sensibilidade, investigação criteriosa, com sensibilidade também", disse, pedindo ainda que a íntegra da manifestação da Adires conste nas notas taquigráficas da sessão.

Manifesto 

No manifesto, os diretores signatários declaram apoio ao secretário Vitor de Angelo e à superintendente regional de Educação de Nova Venécia, Adriana Bonatto Merlo, "repudiando os ataques feitos pelo ex-diretor e servidor Kaíque Moreira Leo Lopes à atuação do Secretário de Estado da Educação e da Superintendente", e afirmam que "o diálogo e o espaço para considerações e questionamentos sobre a política educacional a serem implementadas nas escolas sempre foram incentivados pela [atual] gestão".

A atuação de Adriana, sublinham, "contribuiu para o fortalecimento e aprofundamento das relações de parceria entre a escola e a Secretaria de Estado da Educação, mudando a visão da comunidade escolar sobre a Superintendência Regional de Educação Nova Venécia, anteriormente vista como fiscalizadora, tornando-se parceira, orientadora e direcionadora das ações de gestão escolar".

Sobre Kaíque, a carta afirma que "desde que assumiu a gestão em 2021, o servidor e agora ex-diretor sempre pôde expressar suas ideias nas reuniões, regionais ou em nível estadual e, em momento algum foi censurado ou criticado por isso. Era ouvido, apesar de, na maioria das vezes, os assuntos destoarem do que estava em discussão ou fossem inapropriados para o momento". 

Salienta ainda que "a afirmação de que o secretário 'não pode ser questionado' e que 'utiliza o poder para oprimir, humilhar e produzir medo', não condiz com a realidade e repudiamos veementemente essa fala".

Especificamente sobre a reunião do dia 18 de julho, a Adires ressalta que "a narrativa dos fatos e a exposição na mídia efetuada pelo servidor e ex-diretor, sobretudo referente à reunião ocorrida no dia 18/7/2022, são mentirosas e caluniosas, não correspondendo com a verdade" e menciona fala da coordenadora-geral da Associação, Marcela Cavati Lodi Angeli, presente na ocasião: "também discordo com a fala do ex-diretor, o secretário não só aceita suas indagações como as responde com evidências e dados. Isso é o que faz um bom gestor, avalia as possibilidades com dados".

Assinam a carta: Angela Maria Camporez Macao - EEEFM Atilio Vivacqua; Creuza Joann Kosky – EEEFM Professora Ana Portela de Sá; Edneia Rosa Da Silva – Consórcio Pinheiros; Elisangela Toretta Zen - CEIER de Vila Pavão; Francielly de Oliveira Menezes – Consórcio Zeferino Oliosi; Gabriela Nass Lino - CEEFMTI Professor Elpidio Campos de Oliveira; Haliny Campos da Silva – EEEFM de Mucurici; Hedna Guimaraes Guzzo Novais - EEEFM Prof Maria Magdalena da Silva; Hélio Pettene - EEEM Dom Daniel Comboni; Janaina Boni Petri - Consórcio São Gabriel da Palha; João Paulo Gusmão Teixeira - CEEMTI Governador Gerson Camata; João Paulo Ambrósio – EEEFM José Zamprogno; Jose Filipe e Sousa Pessanha de Brito Ferreira - EEEM Nossa Senhora de Lourdes; Juliano Doná - EEEFM Antonio dos Santos Neves; Leida Raasch - EEEFM Vera Cruz; Leonice Barbosa Bergamin - EEEFM Sobradinho; Lucineia Braun Kepp - EEEFM Ilda Ferreira da Fonseca Martins; Michel Dam Zogaib – Consórcio Nova Venécia; Odeci Kruger – EEEF Valério; Reginaldo Queiroz Pinto - EEEFM São João do Sobrado; Ricardo Pecinalli Miotto - CEIER de Boa Esperança; Rodrigo Fantin Alves Martins - EEEM Maria Dalva Gama Bernabé; Rosiane Pereira Lima - EEEFM Alarico Jose de Lima

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/