Sábado, 20 Abril 2024

'Demanda de professores em Vitória é maior do que as convocações sinalizadas'

vitoria_prefeitura_leonardo_sa-4 Leonardo Sá

A Comissão de Aprovados do Concurso do Magistério de Vitória e o grupo Professores Associados pela Democracia (PAD-Vix) se reunirão com a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner Vianna Toniati, nesta quarta-feira (28), para tratar da convocação de profissionais. Segundo o diretor executivo da Pad-Vix, Aguinaldo Rocha de Souza, a gestora afirmou que serão chamadas 46 pessoas para as vagas de insubsistência, mas a demanda é bem maior.

Vagas de insubsistência, explica Aguinaldo, são as pessoas que foram convocadas mas abriram mão do cargo. Embora não saiba precisar a quantidade, o diretor da Pad-Vix acredita que há um número maior de vagas desse tipo. Além disso, afirma, em pesquisa informal, foi possível detectar mais de 120 vagas disponíveis, surgidas a partir de pedidos de exoneração, aposentadorias e criação de novas unidades de ensino. 

Na reunião desta quarta, será retomada a pauta do encontro que estava previsto para o último dia 14, mas foi cancelado pela gestão municipal, o que motivou a ida dos representantes da Comissão e da Pad-Vix ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), onde fizeram uma denúncia. A atitude, na ocasião, foi classificada pelos professores como "antidemocrática", já que foi tomada para evitar a manifestação em frente à Secretaria Municipal de Educação, prevista para o mesmo dia e horário.

No MPES, a Pad-Vix e a Comissão de Aprovados questionaram sobre a solicitação feita ao órgão para que elenque aos diretores das unidades de ensino municipais informações como cargos não ocupados, contratos temporários, e necessidades de adequação à tipologia da escola. Os dados foram solicitados para que seja possível conhecer mais profundamente a realidade das unidades e tomar as providências cabíveis para melhoria da educação municipal.

Algumas dessas medidas, explica, são a judicialização e a reivindicação aos vereadores para que fiscalizem as ações da Secretaria Municipal de Educação. Aguinaldo afirma que a Pad-Vix não tem informações oficiais sobre as questões solicitadas ao MPES, tendo conhecimento somente de dados "obtidos no corredor", que é como chama os números que chegam ao grupo por meio de conversas informais com profissionais da educação.

Entre as informações pleiteadas está a quantidade de vagas por cargo e turno de postos vagos ocupados por Contratos de Tempo Determinado (CTDs), Carga Suplementar de Trabalho (CST) e por profissionais do Programa Aprende +, da organização Ensina Brasil.

Outra informação solicitada ao MPES é sobre os cargos em vacância. A informação que se tem é de que faltam professores na educação especial e que, em breve, essa defasagem pode aumentar, pois cerca de 60 profissionais dessa área terão seus contratos encerrados este mês, não havendo concurso público nem processo seletivo para preenchimento das vagas.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 1

Newton Muniz em Quinta, 29 Julho 2021 22:06

Enquanto isto os vereadores de Vitória junto com o prefeito criaram uma lei em que sacrifica os aposentados, todos têm agora desconto de 14% nos seus míseros proventos para o INSS, a troco de que? Eles terão outra aposentadoria? Que vexame!!

Enquanto isto os vereadores de Vitória junto com o prefeito criaram uma lei em que sacrifica os aposentados, todos têm agora desconto de 14% nos seus míseros proventos para o INSS, a troco de que? Eles terão outra aposentadoria? Que vexame!!
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/