Quinta, 28 Março 2024

Entrada de veículos da Ufes é interditada em manifestação por atenção da Reitoria a reivindicações

Entrada de veículos da Ufes é interditada em manifestação por atenção da Reitoria a reivindicações
As entradas para veículos do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Estado (Ufes) foram bloqueadas na manhã desta quinta-feira (24) por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos, em greve geral desde a última semana. O objetivo é chamar a atenção da Reitoria da universidade para as pauta que não foram acordadas com os ocupantes de diversos prédios da instituição.



O ato também denuncia a tentativa de precarização da educação pública, expressa pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que prevê cortes nos investimentos com saúde, educação, previdência e segurança.



Os docentes e servidores se alinham aos estudantes secundaristas e universitários que ocupam escolas estaduais e prédios da Ufes contra as propostas que representam o sucateamento da educação, saúde e serviços públicos.



No caso do movimento dos servidores, além do repúdio à PEC 55, há a reivindicação pela manutenção e o cumprimento do acordo da greve de 2015 por parte do governo federal, que informou desconhecer as tratativas assinadas pelo governo anterior e pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).



Além da PEC 55, o Projeto de Lei (PL) 257/16 também propõe sérios prejuízos aos serviços públicos, com congelamento de salários, fim dos concursos públicos e a terceirização e privatização irrestrita.



A matéria desmonta os serviços públicos e penaliza a população. Ele acarreta no fim dos concursos públicos, demissões e privatização, aumenta a contribuição previdenciária de 11% para 14%, e impede aumento de salário (inclusive de aposentados) por 20 anos.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/