Dólar Comercial: R$ 5,02 • Euro: R$ 6,11
Terça, 02 Março 2021

Escolas cívico-militares na Grande Vitória preocupam profissionais da educação

2escolamilitar_CreditosDivulgacao_PrefeituraDeViana Divulgação/Prefeitura de Viana

A implantação de escolas cívico-militares na Grande Vitória, que começou em Viana no ano passado, começa a se tornar realidade também em outros municípios. Em Cariacica, a ordem de serviço para a primeira instituição de ensino desse tipo, que será no bairro Itanguá, foi concretizada nessa quinta-feira (18). Na Capital do Estado e Serra, os gestores também já sinalizam a  possibilidade de implantar o modelo, questionado por parte da comunidade escolar, devido à gestão pautada no autoritarismo, e não na autoridade pedagógica.

Escola cívico-militar de Viana. Foto: Prefeitura de Viana

Autoridade pedagógica, segundo Israel Fróis, professor e integrante do coletivo Resistência & Luta Educação, é a relação entre professor e aluno de forma dialógica, com respeito mútuo, "liberdade, e não libertinagem". Já o autoritarismo, afirma, leva a uma relação na qual os alunos apenas obedecem às ordens do professor.

Israel também faz críticas ao fato que, por meio do Decreto 10.004/2019, que trata do Programa Nacional de Escolas Cívico Militares, é estabelecido que recursos sejam repassados pelo Ministério da Educação para o Ministério da Defesa, sendo encaminhados para os estados e municípios para essas escolas.

"É uma forma de beneficiar a base aliada do presidente, como os militares, que são os responsáveis pela gestão dessas escolas", aponta. O professor também destaca que trata-se de uma forma de agradar a base eleitoral ligada às pautas morais, "atacando a criticidade, a liberdade de pensamento", sendo, portanto, "uma ameaça ao Estado Democrático de Direito".

Ele salienta, ainda, a diferença entre escola militar e escola cívico-militar. A primeira, afirma, é de carreira para as forças armadas. A
 segunda, é do município ou do estado, nas quais os professores "passam pelos mesmo problemas e contradições pelos quais os demais passam, além de ter que conviver com a falta de liberdade de cátedra".

Israel aponta também que as escolas cívico-militares são excludentes, uma vez que, apesar de normalmente estarem em comunidades periféricas, oferecem ensino integral, não abrindo turno noturno, impossibilitando a matrícula de quem precisa trabalhar.

A assinatura da ordem de serviço para escola cívico-militar em Cariacica foi efetivada pelo prefeito Euclério Sampaio (DEM) nessa quinta-feira, com entrega "nos próximos meses", como afirmou. Já os prefeitos da Serra, Sergio Vidigal (PDT), e de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também  sinalizaram o desejo de implantar o modelo, incentivado pelo governo federal desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Seminário

O assunto será tema do Seminário Escola Cívico Militar: a Possibilidade de Criminalização da Escola Pública, que será realizado pelo Conselho Municipal de Educação de Vitoria (Comev), de 23 a 25 de fevereiro, pelo canal do conselho no YouTube.

O evento dará início à discussão sobre essa temática no Comev, mesmo ainda sem comunicado oficial de implantação de escola cívico-militar na Capital. "Como na região metropolitana já tem algumas iniciativas, estamos antecedendo a discussão no conselho, mas nossa posição é bem clara, é a garantia da gestão democrática em todos os espaços do sistema de ensino de Vitória", diz a presidente do Comev, Zoraide Barbosa.

Para Zoraide, o mais "trágico" nas escolas cívico-militares é a metodologia. "Uma metodologia tradicional, em uma relação em que quem impera é o professor, enxergando o aluno como alguém que não sabe nada, com aprendizado pela repetição e vigilância", critica.

Outro retrocesso, afirma, é a volta da possibilidade de expulsão do estudante, o que foi superado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por entender que a educação é um direito.

A presidente do Comev também se mostra contrária ao fato de que as escolas cívico-militares são geridas por militares, ignorando o fato de que os profissionais da educação passam por formações pedagógicas iniciais, especializações, grupos de pesquisa sobre gestão educacional e processos de gestão democrática, garantidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 57

Antonio em Sexta, 19 Fevereiro 2021 13:00

Tudo que vier pra somar pra uma educação de qualidade é válido, inclusive uma escola cívico militar. Infelizmente, a maioria dos jovens de periferia vem de uma família despedaçada socialmente e numa escola onde além do ensino tradicional, se aprende um pouco de valores morais e éticos é válido sim. Estudos demonstram que pela primeira vez na história, os filhos estão ficando com QI abaixo dos pais. Esses "estudiosos" da educação da matéria usam teorias tão boas, que são usadas somente no mundo de faz de conta deles. Peguem os melhores modelos de educação mundo afora e vejam se há algo similar

Tudo que vier pra somar pra uma educação de qualidade é válido, inclusive uma escola cívico militar. Infelizmente, a maioria dos jovens de periferia vem de uma família despedaçada socialmente e numa escola onde além do ensino tradicional, se aprende um pouco de valores morais e éticos é válido sim. Estudos demonstram que pela primeira vez na história, os filhos estão ficando com QI abaixo dos pais. Esses "estudiosos" da educação da matéria usam teorias tão boas, que são usadas somente no mundo de faz de conta deles. Peguem os melhores modelos de educação mundo afora e vejam se há algo similar
rocha em Sexta, 19 Fevereiro 2021 13:22

O medo dos esquerdalhas comuno-socialistas, que levaram nossa educação aos piores índices em testes internacionais, é a comparação que será feita entre as escolas cívico-militares e as outras escolas pública. No modelo militar, as crianças/adolescentes têm desempenho muito superior em testes como ENEM/IDEB, é dessa comparação que essa gente desprezível tem medo. A destruição do nosso sistema educacional foi concluída com sucesso, o patrono paulo freire deve estar orgulho disso. A sistema cívico-militar sepultará esse militante marxista de nossa academia. Será uma solução para sairmos do buraco em que nos encontramos.

O medo dos esquerdalhas comuno-socialistas, que levaram nossa educação aos piores índices em testes internacionais, é a comparação que será feita entre as escolas cívico-militares e as outras escolas pública. No modelo militar, as crianças/adolescentes têm desempenho muito superior em testes como ENEM/IDEB, é dessa comparação que essa gente desprezível tem medo. A destruição do nosso sistema educacional foi concluída com sucesso, o patrono paulo freire deve estar orgulho disso. A sistema cívico-militar sepultará esse militante marxista de nossa academia. Será uma solução para sairmos do buraco em que nos encontramos.
Heron Miranda em Sábado, 20 Fevereiro 2021 07:55

Sugestão: Entre numa escola (qualquer uma) e tente aprender gramática e evite erros crassos em sua escrita. Depois disso volte a fale de ensino e educação.

Sugestão: Entre numa escola (qualquer uma) e tente aprender gramática e evite erros crassos em sua escrita. Depois disso volte a fale de ensino e educação.
Caio em Sábado, 20 Fevereiro 2021 11:14

Sugestão ao Heron: Aprenda pontuação antes de ficar ditando regra e dando lição de moral para os outros.

Sugestão ao Heron: Aprenda pontuação antes de ficar ditando regra e dando lição de moral para os outros.
rocha em Quinta, 25 Fevereiro 2021 22:21

Imbecil, se tu queres me corrigir, pelo menos dá exemplo. Você cometeu pelo menos quatro erros em sua escrita. Ao usar o imperativo, tu tens que usar a segunda pessoa (tu) quando se dirige a esse signatário; assim, os verbos "entre", "tente" e "evite" foram mal-empregados; o certo seria "entra", "tenta" e "evita". Ademais, como bem observou o colega do comentário abaixo, você deixou de colocar vírgula entre o advérbio longo "Depois disso" e o resto da oração, um erro crasso.

Imbecil, se tu queres me corrigir, pelo menos dá exemplo. Você cometeu pelo menos quatro erros em sua escrita. Ao usar o imperativo, tu tens que usar a segunda pessoa (tu) quando se dirige a esse signatário; assim, os verbos "entre", "tente" e "evite" foram mal-empregados; o certo seria "entra", "tenta" e "evita". Ademais, como bem observou o colega do comentário abaixo, você deixou de colocar vírgula entre o advérbio longo "Depois disso" e o resto da oração, um erro crasso.
Guilhermina Maria Pinheiro Gama em Sexta, 19 Fevereiro 2021 14:40

Essa preocupação parte da mente de pessoas esquerdistas, que desejam manter a edução do modo em que está hoje, segundo o Programa Internacional de Avaliação de alunos (PISA), que tem referência MUNDIAL no propósito de verificar as instituições públicas e particulares referentes ao desempenjo escolar das nações, e dconforme divulgado em 2019, a situação do Brasil é desanimadora, ficando entre 58º e 60º lugar em leitura, 66º e 68º em ciências e 72º e 74º em matemática. A nota geral do Brasil está entre as mais baixas do mundo. Quase metade dos estudantes não chega nem ao nível básico em nenhuma delas.
Esses educadores estão preocupados com que? Graças a Deus estão surgindo as escolas militares.
Essa reportagem é totalmente absurda.

Essa preocupação parte da mente de pessoas esquerdistas, que desejam manter a edução do modo em que está hoje, segundo o Programa Internacional de Avaliação de alunos (PISA), que tem referência MUNDIAL no propósito de verificar as instituições públicas e particulares referentes ao desempenjo escolar das nações, e dconforme divulgado em 2019, a situação do Brasil é desanimadora, ficando entre 58º e 60º lugar em leitura, 66º e 68º em ciências e 72º e 74º em matemática. A nota geral do Brasil está entre as mais baixas do mundo. Quase metade dos estudantes não chega nem ao nível básico em nenhuma delas. Esses educadores estão preocupados com que? Graças a Deus estão surgindo as escolas militares. Essa reportagem é totalmente absurda.
Adriana Barbosa em Quinta, 25 Fevereiro 2021 14:40
roger em Sexta, 19 Fevereiro 2021 15:37

Os argumentos contra as escolas civico-militares caem pelo resultados. São anos do modelo defendido e resultados pouco expressivos. Se isso funciona como dizem, estiveram sempre fazendo errado ou fingindo que estavam fazendo. Agora, a forma de isso retroceder seria através do fracasso do modelo militar e uma virada do modelo atual no que diz respeito a qualidade. Não adianta choramingar, tem que assumir as responsabilidades. O modelo militar só tem apoio porque mostrou resultados em outros lugares, o modelo posto tem rejeição pelo mesmo motivo. Um é apenas uma semente o outro uma árvore. Se a árvore der muitos e bons frutos ninguém vai querer cortar.

Os argumentos contra as escolas civico-militares caem pelo resultados. São anos do modelo defendido e resultados pouco expressivos. Se isso funciona como dizem, estiveram sempre fazendo errado ou fingindo que estavam fazendo. Agora, a forma de isso retroceder seria através do fracasso do modelo militar e uma virada do modelo atual no que diz respeito a qualidade. Não adianta choramingar, tem que assumir as responsabilidades. O modelo militar só tem apoio porque mostrou resultados em outros lugares, o modelo posto tem rejeição pelo mesmo motivo. Um é apenas uma semente o outro uma árvore. Se a árvore der muitos e bons frutos ninguém vai querer cortar.
danilo em Sábado, 20 Fevereiro 2021 12:50

Caro Roger, mostre os dados das escolas militares, por favor.
Mostre tbm os custos dos alunos das escolas militares.
Mostre tbm os custos dos alunos das escolas publicas convencionais.
Mostre tbm os custos dos alunos das escolas federais.
Dai vc vai perceber que essa história de bom ensino nas escolas militares cai por terra, pq são alunos caros e que não chegam por exemplo nem perto do sucesso que são os alunos dos Institutos federais por exemplo.

Caro Roger, mostre os dados das escolas militares, por favor. Mostre tbm os custos dos alunos das escolas militares. Mostre tbm os custos dos alunos das escolas publicas convencionais. Mostre tbm os custos dos alunos das escolas federais. Dai vc vai perceber que essa história de bom ensino nas escolas militares cai por terra, pq são alunos caros e que não chegam por exemplo nem perto do sucesso que são os alunos dos Institutos federais por exemplo.
Visitante em Domingo, 21 Fevereiro 2021 11:30

Não há vagas para todos nos IFs. Quando aparece uma alternativa para dar melhores condições de ensino vc é contra? Vai entender

Não há vagas para todos nos IFs. Quando aparece uma alternativa para dar melhores condições de ensino vc é contra? Vai entender
Fabio f em Sexta, 19 Fevereiro 2021 15:42

Fiquei maravilhado c esses comentários. Parabéns. Concordo 1000%.

Fiquei maravilhado c esses comentários. Parabéns. Concordo 1000%.
Israel Frois em Sexta, 19 Fevereiro 2021 17:24

Percebe-se que os senhores que fizeram os comentários aqui, até o momento, desconhecem completamente o assunto. Há diferenças enormes entre escolas militares e escolas cívico-militares. Nas escolas militares há seleção de alunos, meta de formação para carreira militar e alto investimento. Mesmo com alto investimento os resultados são inferiores aos Institutos Federais, por exemplo. Já as escolas cívico-militares compreende escolas municipais e estaduais que adotam a gestão militarizada, mantendo as contradições e péssimas condições salariais do professor, assim como alto índice de evasão, abandono e expulsão, haja vista os casos no estado do Paraná. A verdade é que as escolas cívico-militares servem para remunerar a base política militar do presidente, criminalizar o trabalho docente e tolher o pensamento crítico nas escolas.

Desviar verbas da Educação para o ministério da Defesa, com o intuito de remunerar militares inativos que prestarão serviços na área da educação é uma afronta ao dinheiro público e à educação livre e emancipatória.

Percebe-se que os senhores que fizeram os comentários aqui, até o momento, desconhecem completamente o assunto. Há diferenças enormes entre escolas militares e escolas cívico-militares. Nas escolas militares há seleção de alunos, meta de formação para carreira militar e alto investimento. Mesmo com alto investimento os resultados são inferiores aos Institutos Federais, por exemplo. Já as escolas cívico-militares compreende escolas municipais e estaduais que adotam a gestão militarizada, mantendo as contradições e péssimas condições salariais do professor, assim como alto índice de evasão, abandono e expulsão, haja vista os casos no estado do Paraná. A verdade é que as escolas cívico-militares servem para remunerar a base política militar do presidente, criminalizar o trabalho docente e tolher o pensamento crítico nas escolas. Desviar verbas da Educação para o ministério da Defesa, com o intuito de remunerar militares inativos que prestarão serviços na área da educação é uma afronta ao dinheiro público e à educação livre e emancipatória.
Cayo em Sábado, 20 Fevereiro 2021 11:17

Israel, Este seu comentário partidário demonstra que não sabe nada do que vc está falando.

Israel, Este seu comentário partidário demonstra que não sabe nada do que vc está falando.
Danilo em Sábado, 20 Fevereiro 2021 13:17

Cayo, por de por favor indicar o que o Israel falou que não é verdade? Pode enumerar?

Cayo, por de por favor indicar o que o Israel falou que não é verdade? Pode enumerar?
MARCUS VINICIUS CARDOSO PODESTA em Sexta, 19 Fevereiro 2021 19:53

Esquerdistas não. É gente que estuda e está envolvida na área. Muito diferente da boiada que apoia Bolsonaro. Temos dados reais que o sucesso da educação brasileira não está relacionado com regime, mas sim a profissionais bem pagos e proposta pedagógica coerente. Então parem de falar besteira e procurem se informar.

Esquerdistas não. É gente que estuda e está envolvida na área. Muito diferente da boiada que apoia Bolsonaro. Temos dados reais que o sucesso da educação brasileira não está relacionado com regime, mas sim a profissionais bem pagos e proposta pedagógica coerente. Então parem de falar besteira e procurem se informar.
Visitante em Domingo, 21 Fevereiro 2021 11:26

"Então parem de falar besteira e procurem se informar"
Faça isso também! Recomendo que comece assistindo a série sobre educação no Brasil disponível no link: https://youtu.be/EU5sAWPKgMc

"Então parem de falar besteira e procurem se informar" Faça isso também! Recomendo que comece assistindo a série sobre educação no Brasil disponível no link: https://youtu.be/EU5sAWPKgMc
fred em Segunda, 22 Fevereiro 2021 10:14

Parei de assistir em Brasil Paralelo...

Parei de assistir em Brasil Paralelo...
rocha em Quinta, 25 Fevereiro 2021 22:26
Éfrem em Sexta, 19 Fevereiro 2021 22:31

Parabéns, e que venham mais escolas cívico-militares. Vi uma reportagem na TV quando implantou a escola CM em Viana, vi pais de alunos clamando por mais vagas e dizendo que querem seus filhos em escolas que tem ordem, disciplina e decência, o que falta nessas escolas com pseudos-professores que são mais militantes de esquerda influenciando nossos alunos, ainda mais com esses método Paulo Freire que acabou com a educação no país. Tenho mais de 50 e no meu tempo as escolas públicas ensinavam o que interessa, português, matemática, etc, umas das muitas coisas boas do regime militar.

Parabéns, e que venham mais escolas cívico-militares. Vi uma reportagem na TV quando implantou a escola CM em Viana, vi pais de alunos clamando por mais vagas e dizendo que querem seus filhos em escolas que tem ordem, disciplina e decência, o que falta nessas escolas com pseudos-professores que são mais militantes de esquerda influenciando nossos alunos, ainda mais com esses método Paulo Freire que acabou com a educação no país. Tenho mais de 50 e no meu tempo as escolas públicas ensinavam o que interessa, português, matemática, etc, umas das muitas coisas boas do regime militar.
Heron Miranda em Sábado, 20 Fevereiro 2021 07:58

No seu tempo a escola ensinava o que interessa, mas pelo visto você andou matando aulas de gramática.

No seu tempo a escola ensinava o que interessa, mas pelo visto você andou matando aulas de gramática.
Cayo em Sábado, 20 Fevereiro 2021 11:20

Caro Heron. Correção: " a escola ensinava o que interessava" é a concordância verbal correta. Pelo visto, você também matou muitas aulas de gramática.
Kkkkkkkkkkk
Engraçado é não saber e corrigir os outros.

Caro Heron. Correção: " a escola ensinava o que interessava" é a concordância verbal correta. Pelo visto, você também matou muitas aulas de gramática. Kkkkkkkkkkk Engraçado é não saber e corrigir os outros.
Heron em Sábado, 20 Fevereiro 2021 11:39

Errado. Leia novamente.

Errado. Leia novamente.
danilo em Sábado, 20 Fevereiro 2021 13:18

Cayo, para de passar vergonha.

Cayo, para de passar vergonha.
Éfrem em Sábado, 20 Fevereiro 2021 14:23

Olá Cayo! Com essa turma, catequizada por Freire, é difícil dialogar.

Olá Cayo! Com essa turma, catequizada por Freire, é difícil dialogar.
rocha em Quinta, 25 Fevereiro 2021 22:28

Isso aí, Cayo. O imbecil quer corrigir os outros, mas comete erros banais.

Isso aí, Cayo. O imbecil quer corrigir os outros, mas comete erros banais.
Éfrem em Sábado, 20 Fevereiro 2021 14:22

Aqui está cheio de professor de português, as pessoas não sabem como e por onde estamos digitando e vem querer dar de mestre. Parabéns!

Aqui está cheio de professor de português, as pessoas não sabem como e por onde estamos digitando e vem querer dar de mestre. Parabéns!
Rosi em Sexta, 26 Fevereiro 2021 00:51

Que todas as escolas públicas tenham esse modelo. Assim teremos jovens preparados para o mercado de trabalho e cursar um curso superior de qualidade e nao ficar aprendendo tocar tambor que é o que aprendem com esses professores de cunho esquerdista.

Que todas as escolas públicas tenham esse modelo. Assim teremos jovens preparados para o mercado de trabalho e cursar um curso superior de qualidade e nao ficar aprendendo tocar tambor que é o que aprendem com esses professores de cunho esquerdista.
Robson em Sábado, 20 Fevereiro 2021 16:33

Não conheço nenhum estudo que prove que o ensino militar obteve excelentes resultados. Além disso, as poucas escolas militares que existes são elitizadas, desumanizadas e não permitem o desenvolvimento de um ensino democratizado e com princípios universais.

Não conheço nenhum estudo que prove que o ensino militar obteve excelentes resultados. Além disso, as poucas escolas militares que existes são elitizadas, desumanizadas e não permitem o desenvolvimento de um ensino democratizado e com princípios universais.
Visitante em Domingo, 21 Fevereiro 2021 11:19

Tb não conheço nenhum estudo que comprove isto que vc falou "as poucas escolas militares que existes são elitizadas, desumanizadas e não permitem o desenvolvimento de um ensino democratizado e com princípios universais."

Tb não conheço nenhum estudo que comprove isto que vc falou "as poucas escolas militares que existes são elitizadas, desumanizadas e não permitem o desenvolvimento de um ensino democratizado e com princípios universais."
juliano ramos em Domingo, 21 Fevereiro 2021 08:50

parabéns senhor presidente da republica pela a iniciativa do ensino militar, pena que a esquerda fica louca vendo o bom desempenho do governo federal

parabéns senhor presidente da republica pela a iniciativa do ensino militar, pena que a esquerda fica louca vendo o bom desempenho do governo federal
Rosi em Sexta, 26 Fevereiro 2021 00:49

#BOLSONAROREELEITOEM2022
Bora fazer campanha

#BOLSONAROREELEITOEM2022 Bora fazer campanha
Roberta em Domingo, 21 Fevereiro 2021 11:16

Que lixo de texto! Quanta desinformação. Esquerdistas como sempre querendo espaço para doutrinar os alunos como bem entendem... por isso são contra. Nem se dão ao trabalho de mencionar os excelentes resultados que esses alunos alcançam no ENEM e institutos federais de educação. Escolas cívico-militares não implementam o autoritarismo, mas sim a disciplina e o respeito, que são fundamentais para a formação de um cidadão de bem.

Que lixo de texto! Quanta desinformação. Esquerdistas como sempre querendo espaço para doutrinar os alunos como bem entendem... por isso são contra. Nem se dão ao trabalho de mencionar os excelentes resultados que esses alunos alcançam no ENEM e institutos federais de educação. Escolas cívico-militares não implementam o autoritarismo, mas sim a disciplina e o respeito, que são fundamentais para a formação de um cidadão de bem.
fred em Segunda, 22 Fevereiro 2021 10:15

O que seria um cidadão de bem?

O que seria um cidadão de bem?
danilo em Segunda, 22 Fevereiro 2021 19:09

O deputado daniel silveira, preso esses dias, provavelmente deve ser o modelo desse povo sobre o que é um cidadão de bem. rs...

O deputado daniel silveira, preso esses dias, provavelmente deve ser o modelo desse povo sobre o que é um cidadão de bem. rs...
Joselio em Quinta, 25 Fevereiro 2021 15:38

Silveira falou as verdades que os covardes nunca tiveram a coragem de dizer. Por isso que o país está bagunçado. Aí quando surge uma oportunidade para os alunos aprenderem realmente o que interessa, ainda existem pessoas que criticam.

Silveira falou as verdades que os covardes nunca tiveram a coragem de dizer. Por isso que o país está bagunçado. Aí quando surge uma oportunidade para os alunos aprenderem realmente o que interessa, ainda existem pessoas que criticam.
Éfrem em Sexta, 26 Fevereiro 2021 10:48

Parabéns, faço minha suas palavras.

Parabéns, faço minha suas palavras.
Joselio em Quinta, 25 Fevereiro 2021 15:33

Os números dos colégios militares são positivos. Não há desvios, alunos disciplinados e professores respeitados. Procure a um professor de escolas militares se eles querem voltar para a bagunça. Alguns estão falando que as escolas existem para apoiar o presidente, mas esquecem que elas existem a muitos anos e sempre tiveram resultados positivos. Perguntem à mãe de um aluno e ouça o que ela vai lhe responder. Alunos não são expulsos. São transferidos quando não querem nada com a vida e ficam reprovados ou cometem baderna. Esse professor aí que fala de democracia, só quer que existam as escolas e as regras que ele defende. Que democracia é essa? Vão procurar melhorar o ensino dos colégios onde vcs ministram aulas e não encham o saco.

Os números dos colégios militares são positivos. Não há desvios, alunos disciplinados e professores respeitados. Procure a um professor de escolas militares se eles querem voltar para a bagunça. Alguns estão falando que as escolas existem para apoiar o presidente, mas esquecem que elas existem a muitos anos e sempre tiveram resultados positivos. Perguntem à mãe de um aluno e ouça o que ela vai lhe responder. Alunos não são expulsos. São transferidos quando não querem nada com a vida e ficam reprovados ou cometem baderna. Esse professor aí que fala de democracia, só quer que existam as escolas e as regras que ele defende. Que democracia é essa? Vão procurar melhorar o ensino dos colégios onde vcs ministram aulas e não encham o saco.
Janaína Rocha em Quinta, 25 Fevereiro 2021 17:26

O sistema nos impede de sermos o professor que gostariamos de ser. Se tu soubesse as falas no primeiro dia de aula. Só quem vive dentro da escola pública sabe a real situação.

O sistema nos impede de sermos o professor que gostariamos de ser. Se tu soubesse as falas no primeiro dia de aula. Só quem vive dentro da escola pública sabe a real situação.
José Marcos Nunes Benevenute em Quinta, 25 Fevereiro 2021 16:41

Boa tarde a todos!!

Precisamos de ordem para que tenhamos progresso na educação.

O excesso de liberdade se tornou uma libertinagem. Por isso, afirmo se os militares vão melhorar a educação e já melhoram em varias escolas, que venham em abundância.

Boa tarde a todos!! Precisamos de ordem para que tenhamos progresso na educação. O excesso de liberdade se tornou uma libertinagem. Por isso, afirmo se os militares vão melhorar a educação e já melhoram em varias escolas, que venham em abundância.
Janaína Rocha em Quinta, 25 Fevereiro 2021 17:22

Trazer escola para Guarapari.
Colocaria meu filho sem pensar 2 vezes.

Trazer escola para Guarapari. Colocaria meu filho sem pensar 2 vezes.
Fabrício Nunes em Quinta, 25 Fevereiro 2021 20:40

Que bom o modelo de escola. Gostaria que boa parte da imprensa voltasse a sala de aula nestes modelos. Infelizmente um grande volume de jornalistas militantes Nutellas. Além de redigirem textos sem pé e sem cabeça.

Que bom o modelo de escola. Gostaria que boa parte da imprensa voltasse a sala de aula nestes modelos. Infelizmente um grande volume de jornalistas militantes Nutellas. Além de redigirem textos sem pé e sem cabeça.
R costa em Sexta, 26 Fevereiro 2021 00:48

Esse sote é de esquerda. Seus idealizadores são esquerdistas e sempre publicam contra tudo o que pode desconstruir sua ideologia trágica.

Esse sote é de esquerda. Seus idealizadores são esquerdistas e sempre publicam contra tudo o que pode desconstruir sua ideologia trágica.
Emerson Helmer Lyrio em Quinta, 25 Fevereiro 2021 23:24

Creio que há um enorme equívoco desta matéria em relação a escola cívico- militar. Na verdade, esta matéria é tendenciosa, pelo fato de haver um esforço enorme para que não tenhamos estas escolas que ensinam o respeito as pessoas, as autoridades, inclusive professores, dizendo que há autoritarismo neste modelo de ensino. É o que a esquerda sempre fez neste país, destruiu valores, princípios, a família e o respeito pelas autoridades, com uma falsa pedagogia implantada nestes anos nas instituições de ensino. Esta matéria sim, é um ataque à democracia!!

Creio que há um enorme equívoco desta matéria em relação a escola cívico- militar. Na verdade, esta matéria é tendenciosa, pelo fato de haver um esforço enorme para que não tenhamos estas escolas que ensinam o respeito as pessoas, as autoridades, inclusive professores, dizendo que há autoritarismo neste modelo de ensino. É o que a esquerda sempre fez neste país, destruiu valores, princípios, a família e o respeito pelas autoridades, com uma falsa pedagogia implantada nestes anos nas instituições de ensino. Esta matéria sim, é um ataque à democracia!!
Rosi costs em Sexta, 26 Fevereiro 2021 00:46

Concordo plenamente contigo. Talvez vc não saiba, mas, o século diário é um site de esquerda. Sempre escrevem contra tudo o que vai contra a ideologia esquerdista.

Concordo plenamente contigo. Talvez vc não saiba, mas, o século diário é um site de esquerda. Sempre escrevem contra tudo o que vai contra a ideologia esquerdista.
Emerson em Quinta, 25 Fevereiro 2021 23:26

Quero esta Escola em minha cidade, Guarapari. Prefeito Edson Magalhães, faz um favor a cidade, traz esta Escola para cá, paractermos ensino de qualidade!!

Quero esta Escola em minha cidade, Guarapari. Prefeito Edson Magalhães, faz um favor a cidade, traz esta Escola para cá, paractermos ensino de qualidade!!
Rosi costa em Sexta, 26 Fevereiro 2021 00:46

Isdo aí. Nossos jovens merecem.

Isdo aí. Nossos jovens merecem.
Rosimery Costa em Sexta, 26 Fevereiro 2021 00:40

A esquerda morrendo de medo de perder a autonomia em doutrinar nossas crianças e jovens de forma nefasta. As escolas militares são de alto padrão . Os jovens que nelas estudam saem preparados para competir no mercado.de trabalho mediante o alto nível dos professores que preocupam-se em ensinar-lhes o conteúdo devido . Tenho amigos das forcas armadas cujos filhos estudaram nas mesmas. Em tais instituicoes o jovem tem que estudar. Não há sujeira na escola. Os alunos aprendem ser disciplinados e a respeitar os professores coisa que não acontece nas escolas comum visto que muitos são agredidos pelos alunos. Nas escolas militares há um rígido combate as drogas.
Os pais e as famílias só tem a ganhar. A esquerda é contra porque sabe que não terá mais influência sobre as crianças e jovens que deixarão de ser incultos tornando-se cidadãos críticos e ao mesmo tempo fazedores de sua própria história.
#Escolacívicomilitarjá
#Parabénssociedade.

A esquerda morrendo de medo de perder a autonomia em doutrinar nossas crianças e jovens de forma nefasta. As escolas militares são de alto padrão . Os jovens que nelas estudam saem preparados para competir no mercado.de trabalho mediante o alto nível dos professores que preocupam-se em ensinar-lhes o conteúdo devido . Tenho amigos das forcas armadas cujos filhos estudaram nas mesmas. Em tais instituicoes o jovem tem que estudar. Não há sujeira na escola. Os alunos aprendem ser disciplinados e a respeitar os professores coisa que não acontece nas escolas comum visto que muitos são agredidos pelos alunos. Nas escolas militares há um rígido combate as drogas. Os pais e as famílias só tem a ganhar. A esquerda é contra porque sabe que não terá mais influência sobre as crianças e jovens que deixarão de ser incultos tornando-se cidadãos críticos e ao mesmo tempo fazedores de sua própria história. #Escolacívicomilitarjá #Parabénssociedade.
Rosimery Costa em Sexta, 26 Fevereiro 2021 00:44

Que tenhamos muitas escolas cívico militar.
Vianna implantou e em poucas horas já não havia mais vagas devido a grande procura. Os pais anseiam por esse modelo de ensino e muitos jovens desejam com muita ansiedade.
#Escolacívicomilitarjá

Que tenhamos muitas escolas cívico militar. Vianna implantou e em poucas horas já não havia mais vagas devido a grande procura. Os pais anseiam por esse modelo de ensino e muitos jovens desejam com muita ansiedade. #Escolacívicomilitarjá
Rosi costa em Sexta, 26 Fevereiro 2021 00:55

Kkkkkkkk Pelo jeito, esse site que é de esquerda, deu um tiro no pé kkkkkkkkkkkkkk
O povo cansou. Querem uma escola de qualidade onde as criancas e jovens aprendam verdadeiramente o que é importante. Kkkkk
Qta vergonha vcs estão passando com essa matéria pensando que conseguiriam persuadir as pessoas no contrário. Kkkkkk
Acordem kkkk Esse site já era kkkkkkk

Kkkkkkkk Pelo jeito, esse site que é de esquerda, deu um tiro no pé kkkkkkkkkkkkkk O povo cansou. Querem uma escola de qualidade onde as criancas e jovens aprendam verdadeiramente o que é importante. Kkkkk Qta vergonha vcs estão passando com essa matéria pensando que conseguiriam persuadir as pessoas no contrário. Kkkkkk Acordem kkkk Esse site já era kkkkkkk
Junio em Sexta, 26 Fevereiro 2021 09:39

Os educadores deveriam estar preocupados com as diversas escolas que nunca terminaram a construção ou reforma em nosso estado! Deveriam estar preocupados com as drogas dentro de diversas de nossas escolas municipais e estaduais.
Pergunta para esses "educadores" em qual escola pública eles iriam matricular seus filhos se não houvesse escolas particulares?!

Os educadores deveriam estar preocupados com as diversas escolas que nunca terminaram a construção ou reforma em nosso estado! Deveriam estar preocupados com as drogas dentro de diversas de nossas escolas municipais e estaduais. Pergunta para esses "educadores" em qual escola pública eles iriam matricular seus filhos se não houvesse escolas particulares?!
Mari em Sexta, 26 Fevereiro 2021 09:51

Claro que é preocupante, pois a maioria da classe de professores são comunistas e agora terão que dormir com essa. Deveriam ser todas as escolas assim. Sou mega a favor.

Claro que é preocupante, pois a maioria da classe de professores são comunistas e agora terão que dormir com essa. Deveriam ser todas as escolas assim. Sou mega a favor.
Thiago Santos Andrade em Sexta, 26 Fevereiro 2021 10:28

Fui professor por 10 anos, sai da área por que cansei de lidar com aluno vagabundo e piranha em sala de aula. Quantos colegas já foram agredidos por esses marginais que não jogados na escola por suas famílias?! DISCIPLINA, DISCIPLINA! Esses animais precisam de um pouco de disciplina, moral, ética, civismo, mérito e outros valores que são ensinados pelo militarismo . Do jeito que está, esse educação medíocre baseada em Paulo Freire, o aluno caga na boca do professor, que só pode agradecer pelo sabor da merda.

Fui professor por 10 anos, sai da área por que cansei de lidar com aluno vagabundo e piranha em sala de aula. Quantos colegas já foram agredidos por esses marginais que não jogados na escola por suas famílias?! DISCIPLINA, DISCIPLINA! Esses animais precisam de um pouco de disciplina, moral, ética, civismo, mérito e outros valores que são ensinados pelo militarismo . Do jeito que está, esse educação medíocre baseada em Paulo Freire, o aluno caga na boca do professor, que só pode agradecer pelo sabor da merda.
Matheus Victor em Sexta, 26 Fevereiro 2021 12:58

A mentalidade desses "educadores", contrários às escolas cívico-militares, reflete a atual "qualidade" da educação no país.

A mentalidade desses "educadores", contrários às escolas cívico-militares, reflete a atual "qualidade" da educação no país.
Douglas em Sexta, 26 Fevereiro 2021 14:55

Esperamos que logo seja concretizada esta proposta, será muito bom para a educação, para as famílias que tenham seus filhos nestas escolas e para a sociedade.

Esperamos que logo seja concretizada esta proposta, será muito bom para a educação, para as famílias que tenham seus filhos nestas escolas e para a sociedade.
Márcio Ribeiro em Sexta, 26 Fevereiro 2021 21:34

Gente! Qual o problema?
Matricula o filho quem quiser, não é obrigatório, não nem nunca será.
Acho que não vale essa discurssão.
Não esqueçam, o nosso país ainda é livre, ta!

Gente! Qual o problema? Matricula o filho quem quiser, não é obrigatório, não nem nunca será. Acho que não vale essa discurssão. Não esqueçam, o nosso país ainda é livre, ta!
Miranda em Sexta, 26 Fevereiro 2021 22:46

Prezados,
Em questão de educação pública, eu, infelizmente, não sou graduado. Cursei o ensino fundamental e médio na escola pública. Claro, que gostaria de ter estudado numa boa intituição particular! Mas meus genitores e sua prole não foram abarcados em berço esplêndido.
Bom, minha opinião é que, com certeza, muitos professores irão querer que seus filhos sejam discentes das escola cívico-militar.
Ah! Antes que me critiquem pelos erros de pontuação, gramática e concordância, peço-lhes desculpas.

Prezados, Em questão de educação pública, eu, infelizmente, não sou graduado. Cursei o ensino fundamental e médio na escola pública. Claro, que gostaria de ter estudado numa boa intituição particular! Mas meus genitores e sua prole não foram abarcados em berço esplêndido. Bom, minha opinião é que, com certeza, muitos professores irão querer que seus filhos sejam discentes das escola cívico-militar. Ah! Antes que me critiquem pelos erros de pontuação, gramática e concordância, peço-lhes desculpas.
Jeferson em Sábado, 27 Fevereiro 2021 10:40

O mais impressionante é que se dizem democráticos e querem vetar a implantação de um novo sostema de ensino. Por que antes de debaterem um sistema novo não debatem sobre o fracasso do sistema de ensino atual e o baixo indoce do Brasil nos indicadores internacionais? Façam-me rir bando de hipócritas.

O mais impressionante é que se dizem democráticos e querem vetar a implantação de um novo sostema de ensino. Por que antes de debaterem um sistema novo não debatem sobre o fracasso do sistema de ensino atual e o baixo indoce do Brasil nos indicadores internacionais? Façam-me rir bando de hipócritas.
Visitante
Terça, 02 Março 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/

No Internet Connection