Domingo, 28 Abril 2024

Estrada que pode 'salvar' escola do campo está em fase final de licitação

escola_campo_ciencias_cariacica_2_redes_sociais Redes Sociais
Redes Sociais

Está em fase final de licitação o conserto da estrada que pode evitar o fechamento definitivo da Escola do Campo e Estação Científica em Tempo Integral (Ececti) Margareth Cruz Pereira, na zona rural de Cariacica. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e atende aos anseios das comunidades de Taquaruçu, Trincheira e Encantado, localizadas acima da conhecida comunidade de Roda D'Água, onde ocorre o tradicional Carnaval de Congo de Máscaras, no dia de Nossa Senhora da Penha, comemorado este ano na próxima segunda-feira (17).

Desde outubro de 2022, as chuvas abriram uma cratera na estrada, logo depois do campinho de Roda D'Água. Além de impossibilitar o acesso dos estudantes à escola, o buraco tem causado transtornos variados aos moradores, com o escoamento da produção agrícola e os deslocamentos cotidianos para o trabalho em outras comunidades rurais, nas cidades ou para tratamentos de saúde.

Nesta sexta-feira (14), numa nova reunião com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a comunidade escolar recebeu a promessa de que a prefeitura vai analisar a possibilidade de reabrir a escola para cerca de 60 alunos que moram acima do buraco da estrada, onde um transporte vindo de Cariacica-Sede, a cerca de 40 km, irá leva-las até a Ececti.

Os que moram abaixo do buraco, continuarão em uma escola urbana até que a estrada seja consertada. Atualmente, eles estudam de forma híbrida, intercalando uma semana presencial e outra em casa. A promessa é de que em cerca de duas semanas eles possam estudar de forma totalmente presencial.

"O Artur e a Regina, da Seme, pediram duas semanas para dar uma resposta, para confirmar se vai ser assim mesmo", relata o agricultor Oladir Luiz Lorenzon, pai de dois estudantes matriculados na Margareth Cruz Pereira. A Ececti está fechada desde janeiro, por isso, será necessário mobilizar novamente professores e outros funcionários para receber os alunos de volta.

O arranjo, se confirmado, atende às famílias dos alunos que voltarão para a Ececti, mas ainda contraria os que continuarão na escola de Boa vista. "Os pais questionaram por ser escola urbana, que é diferente da nossa, que tem metodologia própria para o povo do campo. Eles não querem que os filhos percam essa cultura, que se misturem com uma cultura da cidade".

Oladir  reforça: "mas o que a gente precisa, é que conserte a estrada, para tudo voltar ao normal, todo mundo na escola do campo de novo. A prefeitura disse que precisa que a estrada fique pronta", afirma.

Em nota, a Seag informou que "o trecho em questão trata-se de um rodovia municipal, sendo a jurisdição e responsabilidade de manutenção da prefeitura. A Seag, de forma colaborativa, contratou a projeto para reestruturação do pavimento. A licitação para execução dos serviços está na fase final, tendo o resultado parcial da licitação divulgado em 10 de abril de 2023. Com a conclusão do processo licitatório, irá brevemente emitir a ordem de início dos serviços".

No Aviso de Resultado Parcial de Licitação publicado no Diário Oficial, assinado pelo presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Patrick Silva Ribeiro, é informado que a Tomada de Preços nº 001/2023, classificou duas das três empresas concorrentes, ambas com valores próximos de R$ 318,8 mil.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/