Quarta, 24 Abril 2024

Estudantes na rede particular superior ainda são maioria no Estado

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (28) a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2012, com dados demográficos consolidados referentes aos aspectos populacionais. No aspecto educacional, a SIS mostra que o Espírito Santo não entrega alunos da educação básica para o ensino superior público. 
 
De acordo com a Síntese, em 2011 das crianças matriculadas no ensino fundamental no Estado, 87,8% estavam na rede pública e 12,2% na particular; no ensino médio, 89% dos alunos estavam na rede pública e 11% na rede particular. 
 
No entanto, a estatística se inverte em relação aos números do ensino superior. Os dados mostram que 84,3% dos estudantes de ensino superior estavam na rede privada, contra apenas 15,7% da rede pública.  Os estudantes de graduação eram 16.474 em 2011, sendo 39% homens e 61% de mulheres.  
 
Relações de trabalho
 
Segundo os dados do IBGE, 2011 foram registrados 13,5 mil acidentes de trabalho no Estado, sendo 66,7% dos acidentes típicos, que por definição é  um acontecimento brusco, repentino, inesperado, externo e traumático, ocorrido durante o trabalho ou em razão dele, que agride a integridade física ou psíquica do trabalhador. Já os acidentes no trajeto de ida ou volta do trabalho representaram 15,2% registros de doença de trabalho 1,7%. 
 
No Estado, em 2010 foram realizadas quatro operações de combate ao trabalho análogo ao escravo, sendo que cinco estabelecimentos foram inspecionados e 107 trabalhadores foram resgatados. 
 
O Espírito Santo só perde para Minas Gerais – dentre os Estados da região Sudeste – no número de resgatados, que teve 511 em 2010. No Estado de São Paulo foram libertados 91 trabalhadores e no Rio de Janeiro 58 trabalhadores que tinham mão de obra explorada.  

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/