Segunda, 29 Abril 2024

Estudantes da Ufes reagem a cortes com manifestação na Fernando Ferrari

cortes_ufes__leonardo_sa-9 Leonardo Sá
Leonardo Sá

Os estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizaram um protesto no campus de Goiabeiras, em Vitória, no final da tarde desta quinta-feira (8). A iniciativa foi uma reação ao não pagamento de bolsas e auxílios neste mês de dezembro, devido a mais cortes orçamentários realizados pelo governo Jair Bolsonaro (PL). Os alunos chegaram a ocupar uma faixa da Avenida Fernando Ferrari por alguns minutos. Durante o dia, também foram promovidos piquetes em todos os campi e rodas de conversa.

Leonardo Sá

Durante o protesto, que foi dentro do campus, os estudantes estavam munidos de cartazes, alguns deles com frases como "Devolvam as nossas bolsas", "Educação não é gasto, é investimento" e  "Me armo de livros e me livro de armas", esta última, uma crítica ao incentivo do presidente da República ao armamentismo em detrimento do investimento na educação pública. Os cartazes foram feitos em oficinas que fizeram parte da programação das manifestações desta quinta-feira.

Leonardo Sá

O anúncio do não pagamento das bolsas e auxílios foi feito nessa terça-feira (6) pelo reitor Paulo Vargas, durante a reunião do Conselho Universitário (CUN). Por meio do Decreto 11.269/2022, houve um bloqueio orçamentário que comprometeu, no caso da Ufes, cerca de R$ 6 milhões do orçamento, atingindo todas as formas de bolsa e auxílio dentro da universidade, como as de monitoria, pesquisa, pós-graduação, extensão e assistência estudantil. Somente nessa última, são 4,4 mil estudantes cadastrados no Programa de Assistência Estudantil, que recebem auxílios como os de moradia, transporte e material. A falta de recursos pode comprometer também o pagamento de contratos de serviços terceirizados, como os de manutenção e limpeza.

Leonardo Sá

Na manhã desta quinta, os estudantes fizeram piquetes nas entradas dos campi para dialogar com a comunidade universitária. Durante o dia, também foram realizadas rodas de conversa.

Além dos bloqueios orçamentários, um dos temas debatidos foi a Portaria n º 2117, de 6 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação (MEC), que prevê a implantação de Educação à Distância (EaD), com até 40% da carga horária dos cursos presenciais. A possibilidade de implementação dessa portaria tem sido debatida na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes.

As manifestações tiveram apoio da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes) e do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Sintufes). A realização do protesto foi deliberada em assembleia realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), na manhã dessa quarta-feira (7).
Leonardo Sá

Nesta quinta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, deu prazo de 72 horas para o governo federal apresentar informações sobre o bloqueio de recursos. A representação foi feita pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que argumentam que a suspensão do pagamento das bolsas viola os direitos adquiridos dos estudantes.

Estudantes da Ufes protestam contra não pagamento de bolsas e auxílios

Ato será em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras. Estudantes também vão realizar um dia de paralisação
https://www.seculodiario.com.br/educacao/estudantes-da-ufes-farao-protesto-contra-nao-pagamento-de-bolsas-e-auxilios

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/