Sexta, 26 Abril 2024

Governador fará interlocução entre Ufes e Ministério da Educação

renato_casagrande_ales_tatibeling_ales Tati Beling/Ales

O governador Renato Casagrande (PSB) se propôs a viabilizar uma interlocução com o Ministério da Educação para possibilitar o diálogo e a exposição das preocupações dos dirigentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) a respeito da criação de uma nova instituição de ensino a partir da fragmentação do campus de Alegre, no sul do Estado.

Campus de Alegre. Foto: Ufes

A decisão foi tomada em audiência com o governador, da qual participaram o reitor da Ufes, Paulo Vargas; o vice-reitor, Roney Pignaton; a diretora do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), Louisiane Nunes; a diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), Taís Cristina Soares; e o vice-diretor desse mesmo centro, Gláucio Cunha. Na ocasião, eles apresentaram a Casagrande a posição contrária à criação de uma nova universidade a partir da fragmentação do campus de Alegre.

A iniciativa de dialogar com o governador sobre o tema já havia sido anunciada pela universidade no dia 19 de outubro, na qual o reitor afirmou que a instituição de ensino iria se posicionar contrária à fragmentação junto ao Ministério da Educação, além de contatar agentes políticos, como Casagrande e o presidente da Assembleia Legislativa, Erik Musso (Republicanos), bem como representantes da sociedade civil.

Durante a audiência, foi informado ao governador o posicionamento do Conselho Universitário, aprovado em sessão extraordinária no dia 15 de outubro, além do apoio à decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e dos conselhos departamentais do CCAE e do CCENS. Para o Conselho Universitário, a fragmentação pode resultar na criação de uma universidade sem condições de sustentabilidade.

Um dos apontamentos feitos para o governador foi a preocupação com a possibilidade de criação de uma universidade que não resultará na ampliação da oferta de vagas e de cursos, nem no incremento da pesquisa e da extensão. Destacou-se, ainda, a falta de diálogo com a comunidade acadêmica a respeito do tema.

Também foi destacado que tem sido previsto para a nova universidade cargos de direção, funções gratificadas e poucos técnicos necessários à constituição da Administração Central, tratando-se, portanto, "de uma proposta de interesse meramente político, que apenas onera o sistema universitário federal com a criação de cargos, sem vantagens concretas para o sistema de ensino superior no nosso Estado, o que muito nos preocupa neste momento em que todas as universidades têm sofrido cortes contínuos de verbas e apresentam dificuldades para fazer face a todas as suas demandas".

A proposta de fragmentação da Ufes partiu do deputado federal Neucimar Fraga (PSD), por meio do PL 1963/2021, que busca a criação da Universidade Federal de Alegre (UFA). A essa proposta foi apensado o PL 2.048/2021, do deputado federal Evair de Melo (PP), com o mesmo objetivo, mas denominando a instituição de ensino a ser criada como Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI).

A Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) classificou a iniciativa como arbitrária. "Trata-se de uma proposta autoritária, que fere a autonomia universitária, uma vez que impõe um projeto que não resulta do interesse da comunidade acadêmica, principalmente em relação a docentes, técnicos administrativos e estudantes do CCAE e do CCENS da Ufes em Alegre", critica.

Para a entidade, a proposta não se trata, de fato, da criação de uma nova instituição de ensino, mas sim da "amputação da universidade já existente, em nome de deslumbres eleitoreiros para enganar o povo nas eleições de 2022". A Adufes afirma ainda que o projeto de lei "emerge como um rolo compressor sobre o exercício da democracia e da autonomia universitária", destacando que a criação de uma nova universidade "não pode gerar insegurança, desequilíbrio orçamentário e irresponsabilidade para com a vida de uma comunidade acadêmica de quase quatro mil pessoas do campus sul da Ufes".

O movimento estudantil também já demonstrou contrariedade à criação da UFVI e da Universidade Federal de São Mateus (UFSM). Esta última é uma proposta de Neucimar por meio do Projeto de Lei 1964/2021, que cria a nova instituição de ensino a partir da fragmentação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

Na nota "Pela Ufes fortalecida e não dividia: contra o fatiamento em 3 partes!", assinada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e mais 25 diretórios e centros acadêmicos, o movimento estudantil afirma que a proposta é "autoritária", além de se tratar de "uma afronta aos estudantes, servidores docentes e técnicos-administrativos", salientado também que "não beneficiará a sociedade capixaba".

Para o movimento estudantil, os projetos de lei criarão "Universidades Fake", já que "não há por parte do Governo de Bolsonaro e Mourão e de seu Ministério da Educação o interesse em construir um projeto de expansão que seja viável. Querem apenas separar e dizer que teremos duas novas instituições, com objetivo puramente eleitoreiro e que visa enganar o povo capixaba".

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Sintufes) afirma que "a categoria não pode compactuar com uma proposta autoritária, sem debate com a sociedade ou com a comunidade universitária". A entidade destaca que as universidades vivem há mais de cinco anos com cortes de recursos. "Programas importantes vêm sendo cortados por falta de verba. O governo atual é inimigo da educação. Num cenário de asfixia financeira, promovida pela EC-95/2016, que congela investimentos por 20 anos em educação e saúde públicas, precisamos entender o que está por trás desses projetos. E, ao que parece, o que está por trás é o projeto de privatização da educação pública e das universidades federais", alerta. Os técnico-administrativos afirmam que irão "seguir defendendo o fortalecimento da Ufes".

O Sintufes ressalta que "um dos projetos de divisão da Ufes é de um deputado federal que votou a favor da PEC 32/2020 (reforma administrativa) na comissão especial que analisou e aprovou a Proposta de Emenda à Constituição", referindo-se a Evair de Melo. O sindicato questiona: "ele estaria visando poder ter influência para indicar funcionários para esta 'nova universidade', caso a reforma administrativa seja aprovada?".

Comunidade acadêmica é contrária à fragmentação da Ufes

Projeto de Evair de Melo quer dividir centros no sul do Estado, assim como pretende Neucimar Fraga em São Mateus
https://www.seculodiario.com.br/educacao/comunidade-academica-demonstra-ser-contraria-a-fragmentacao-da-ufes

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 4

Seu Madruga em Terça, 26 Outubro 2021 18:56

A universidade pública hoje é o maior antro de comunistas/esquerdalhas do país, militantes disfarçados de professor.

A universidade pública hoje é o maior antro de comunistas/esquerdalhas do país, militantes disfarçados de professor.
Marcio Bruzzi em Terça, 26 Outubro 2021 22:52

Concentrar é mais fácil pra roubar.

Concentrar é mais fácil pra roubar.
J. Cícero Alves em Quarta, 27 Outubro 2021 14:20

O Conselho Universitário da Ufes tem toda razão.

Trata-se de uma “proposta de interesse meramente político”, que nada acrescenta em termos de melhoria para a instituição e sem nenhum proveito para o aperfeiçoamento do ensino superior no Estado, mas que cria despesas desnecessárias para custeio e manutenção de novos cargos e estrutura da nova universidade que se pretende.

Um projeto realmente de caráter claramente político e viés autoritário, que fere de morte os princípios constitucionais da Autonomia Universitária e da Gestão Democrática do ensino, constituindo-se em flagrante tentativa de indevida ingerência autoritária na gestão das universidades federais.

Pelo bem e saúde da Ufes, espera-se que essa desastrosa proposta não prospere.

O Conselho Universitário da Ufes tem toda razão. Trata-se de uma “proposta de interesse meramente político”, que nada acrescenta em termos de melhoria para a instituição e sem nenhum proveito para o aperfeiçoamento do ensino superior no Estado, mas que cria despesas desnecessárias para custeio e manutenção de novos cargos e estrutura da nova universidade que se pretende. Um projeto realmente de caráter claramente político e viés autoritário, que fere de morte os princípios constitucionais da Autonomia Universitária e da Gestão Democrática do ensino, constituindo-se em flagrante tentativa de indevida ingerência autoritária na gestão das universidades federais. Pelo bem e saúde da Ufes, espera-se que essa desastrosa proposta não prospere.
Agmarcarioca amigo do mito em Sexta, 29 Outubro 2021 17:02

Ja conversei duas vezes com o cavalao (apelido do mito) em novembro no jubileu na brigada paraquedista vou sujeri a ele que todo aluno que vem da escola publica vai para universidade publica e quem vem da particular vai para universidade particular o papai rico pode pagar tem que acabar com a mamata,o cacique do Casagrande com Brasilia e muito fraco,vem ai o melhor politico capixaba Sergio Meneguelli,investir em Castelo no interior vai ser sucesso total na capital esta saturado

Ja conversei duas vezes com o cavalao (apelido do mito) em novembro no jubileu na brigada paraquedista vou sujeri a ele que todo aluno que vem da escola publica vai para universidade publica e quem vem da particular vai para universidade particular o papai rico pode pagar tem que acabar com a mamata,o cacique do Casagrande com Brasilia e muito fraco,vem ai o melhor politico capixaba Sergio Meneguelli,investir em Castelo no interior vai ser sucesso total na capital esta saturado
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/