Sábado, 27 Abril 2024

Gravidez na adolescência: só na Serra, 3,6 mil registros em três anos

Gravidez na adolescência: só na Serra, 3,6 mil registros em três anos

Mães grávidas com idade entre dez e 19 anos é cada vez mais comum. No município da Serra, por exemplo, entre 2015 e 2017, nasceram  3,6 mil crianças de mães crianças e adolescentes (idade entre dez e 19 anos). 


Segundo informou a prefeitura, em 2015 nasceram 1,3 mil crianças de mães ainda na adolescência; em 2016 foram 1,18 mil; e 1,09 mil em 2017, totalizando 3,6 mil nascimentos no período. 


Em 2015, das grávidas do município, 16,44% eram mães adolescentes (10 a 19 anos). Em 2016, 15,28%, e 13,92% em 2017. A prefeitura atribui a queda a ações de educação em saúde, o acesso ao Programa de Saúde da Família (PSF) e distribuição de preservativos.


No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade (artigo 2º), e, em casos excepcionais e quando disposto na lei, o estatuto é aplicável até os 21 anos de idade.


A prefeitura da Serra cita entre as atividades em desenvolvimento a roda de conversa na escola sobre sexo e gravidez na adolescência. A atividade é do Projeto Papo Legal, ação que envolve as secretarias de Educação (Sedu) e de Saúde (Sesa).


A prefeitura lembra que o sexo ainda é um tabu. Muitos pais ainda não conversam com seus filhos a respeito do assunto e isso tem causado muitas dúvidas, principalmente no início da adolescência, quando se começa a descoberta do corpo. Por isso, o Programa Adolescente Cidadão (PAC) tem criado rodas de conversas nas escolas para debater o tema e tirar dúvidas da garotada, informa.


Entre os temas tratados no projeto estão a prevenção da gravidez precoce, transformação do corpo, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), HIV/Aids, e também esclarecimentos sobre a vacina para o HPV. 


O Papo Legal é desenvolvido com adolescentes dos 6º ao 9º anos matriculados em 15 escolas da rede pública municipal, localizadas em 12 bairros marcados pela vulnerabilidade social. De janeiro a julho deste ano, o projeto atendeu 200 adolescentes.


As palestras são dadas pela médica ginecologista de crianças e adolescentes da US Boa Vista, Sylvia Ribeiro do Val Bahiense, que afirma que muitos alunos da rede pública ainda chegam com dúvidas sobre as temáticas debatidas e não conversam com os pais sobre sexo.


“Indicamos que os pais iniciem o diálogo com seus filhos a partir dos 10 anos ou a partir do momento que eles despertam curiosidade sobre os temas. É super importante o diálogo”, como cita a prefeitura.


As principais dúvidas ouvidas no “Papo Legal” são sobre menstruação, corrimentos, mudanças no corpo e masturbação. De acordo com a médica, após as palestras, quando há demanda, são feitos encaminhamentos para atendimento nas unidades de saúde do município.


Os próximos encontros do “Papo Legal” serão no Cras-Cai, em Jardim Carapina, no próximo dia 23, e na EMEF Aureníria Corrêa Pimentel, em Novo Horizonte, no dia 30, anuncia a prefeitura. 


Além do Papo Legal, no PSF das 25 unidades de saúde da Serra existem equipes multidisciplinares para acompanhar toda a família. O acompanhamento do pré-natal é garantido em qualquer uma das 40 unidades do município. As unidades distribuem preservativos.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 1

Jason Gilbert em Segunda, 24 Janeiro 2022 12:29

A IGNORÂNCIA É UM GRANDE DESAFIO DE SAÚDE HUMANA

Eu sou Jason, um cidadão suíço. Seu maior inimigo pode ser o medo, a incerteza, os erros que outros cometeram no passado ou até mesmo histórias contadas por outras pessoas que nunca fizeram um esforço real para buscar uma saúde melhor. Aos 39 anos, meus sonhos quase foram destruídos, pois eu vivia com HIV há 6 anos devido a um relacionamento de um mês com um ex-amante do ensino médio. Tudo graças ao Dr. WHITE graças a quem fui curado e minha luz reacendeu. Fiquei arrasada, parei de sonhar, a esperança foi perdida, mas minha decisão de experimentar um remédio de ervas depois de pesquisar on-line me trouxe de volta à vida. Então, quando seu médico lhe diz que não há cura para infecções virais, você está dizendo a si mesmo para o inferno. Hoje fiz uma série de testes confirmatórios de HIV e tudo provou que estou sóbrio. Proteja-se do HIV, Herpes, HPV, Hepatite e muito mais entrando em contato com o Dr White no Whatsapp 00234-9091-844595. Seus medicamentos não têm efeitos colaterais, podem ser enviados para você, sem cobranças ocultas e são tomados por algumas semanas para recuperação total. Eu postei isso em muitos fóruns e um monte de gente e me ligou para dizer obrigado. Juntos podemos salvar e amar uma vez intermináveis ​​drogas antirretrovirais com tantos efeitos colaterais.
Livro de rosto: Jason Gilbert

A IGNORÂNCIA É UM GRANDE DESAFIO DE SAÚDE HUMANA Eu sou Jason, um cidadão suíço. Seu maior inimigo pode ser o medo, a incerteza, os erros que outros cometeram no passado ou até mesmo histórias contadas por outras pessoas que nunca fizeram um esforço real para buscar uma saúde melhor. Aos 39 anos, meus sonhos quase foram destruídos, pois eu vivia com HIV há 6 anos devido a um relacionamento de um mês com um ex-amante do ensino médio. Tudo graças ao Dr. WHITE graças a quem fui curado e minha luz reacendeu. Fiquei arrasada, parei de sonhar, a esperança foi perdida, mas minha decisão de experimentar um remédio de ervas depois de pesquisar on-line me trouxe de volta à vida. Então, quando seu médico lhe diz que não há cura para infecções virais, você está dizendo a si mesmo para o inferno. Hoje fiz uma série de testes confirmatórios de HIV e tudo provou que estou sóbrio. Proteja-se do HIV, Herpes, HPV, Hepatite e muito mais entrando em contato com o Dr White no Whatsapp 00234-9091-844595. Seus medicamentos não têm efeitos colaterais, podem ser enviados para você, sem cobranças ocultas e são tomados por algumas semanas para recuperação total. Eu postei isso em muitos fóruns e um monte de gente e me ligou para dizer obrigado. Juntos podemos salvar e amar uma vez intermináveis ​​drogas antirretrovirais com tantos efeitos colaterais. Livro de rosto: Jason Gilbert
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/