Quinta, 25 Abril 2024

Greve dos professores de Vitória continua por tempo indeterminado

Greve dos professores de Vitória continua por tempo indeterminado
A sexta assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Vitória, realizada na manhã desta sexta-feira (20), deliberou pela continuidade do movimento paredista iniciado há quase um mês, no dia 26 de março. Segundo o Comando de Greve, foram mais de 600 profissionais presentes, e apenas três votos contrários à manutenção do movimento.



Nem mesmo a tentativa de intermediação do Ministério Público Estadual (MPES) conseguiu fazer o prefeito Luciano Rezende (PPS) abrir um canal de negociação com a categoria. Pelo contrário, ele resolveu radicalizar, publicando ato no Diário Oficial em que convoca os professores a retornarem ao trabalho, sob pena de responderem a procedimento administrativo que pode culminar com demissão.



A intenção inicial da promotora Maria Cristina Rocha Pimentel era de reunir, na última terça-feira (17), Secretaria de Educação e Comando de Greve. Porém, diante da negativa do município, as reuniões foram feitas separadamente, na terça e quarta-feira.



“A Prefeitura diz que só negocia se a greve parar”, informa a coordenadora do Fórum de Diretores de Escolas de Vitória, Cirlane Mara Natal.



Nas redes sociais, os profissionais em greve afirmam que lutam para que seja cumprida a lei que obriga a prefeitura a recompor as perdas inflacionárias dos salários desde 2014, hoje acumuladas em 28,6%. “Nem estamos pedindo aumento!”, afirmam.



“Somos mais de 4.000 professores nessa luta que, no fundo, é pela melhoria da educação que atende a população mais carente da cidade. É uma luta por justiça social!”, argumentam.



Segundo o Comando de Greve, são mais de 35 mil estudantes sem aula na cidade. “E o principal (ir)responsável por isso é o prefeito Luciano Rezende, que não cumpre nem o compromisso de se reunir com os grevistas para negociar”, acusam, atribuindo ao chefe do Executivo uma marca: o sucateamento da educação.



A pauta de reivindicação da categoria incluir, além da reposição da inflação, a implementação do Plano Municipal de Educação de Vitória e do Plano de Cargos e Vencimentos; a concessão de licenças aos profissionais para estudo e especialização; o pagamento de ticket refeição para quem tem duas cadeiras; e o limite de 20 alunos por turma na Educação Infantil.



Para atender a essas demandas, enfatizam os trabalhadores, “basta que a prefeitura mais rica do Estado pare de reduzir a verba da educação, já que a receita tem aumentado; não se esconda atrás da Lei de Responsabilidade Fiscal, quando o gasto com pessoal está muito abaixo do percentual permitido; e dispense parte dos cerca de 800 cargos comissionados”.



A categoria continuará realizando reuniões e atos em vários pontos da cidade durante os próximos dias, até a VII Assembleia, agendada para quinta-feira (26).



Mais informações na fanpage do Comando de Greve

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/