Sábado, 20 Abril 2024

Ministério Público faz ação contra fechamento de cursos em Santa Maria de Jetibá

A Promotoria do Ministério Público (MPES) de Santa Maria de Jetibá, região serrana do Estado, denunciou o fechamento dos cursos noturnos no município em ação civil pública. A ação está conclusa para julgamento desde o dia 19 último.
 
A ação é a de n°  0000095-33.2018.8.08.0056, de autoria do promotor Helder Magevski de Amorim. O juiz que julgará a denúncia é Marcelo Soares Gomes.
 
O promotor denuncia os prejuízos que a decisão da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) de encerrar o ensino noturno regular no município causa à população. E requer que a secretaria seja condenada a rever sua decisão.
 
A medida adotada pela Sedu no município é de extrema gravidade.  Na prática, condena os jovens de Santa Maria de Jetibá que não podem pagar escolas privadas à ignorância.
 
As sete escolas de ensino médio do município não vão matricular os candidatos ao ensino médio. O professor Swami Cordeiro Bérgamo, membro do Movimento em Defesa da Educação Pública de Santa Maria de Jetibá, foi quem acionou a Promotoria de Justiça local. Pediu ao promotor Helder Magevski de Amorim, “a adoção das medidas legais pertinentes para impedir a continuidade de conduta lesiva à legislação”.
 
A ação civil pública da Promotoria atende a este pedido, de interesse de toda a sociedade local. Particularmente dos jovens que estejam prontos para cursar o ensino médio e trabalham durante todo o dia.
 
A Constituição Federal assegura a estes jovens o direito à educação, cita o professor em sua denúncia. O direito está expresso “nos artigos 127 e 129 da Constituição Federal e nas  diretrizes prioritárias do Ministério Público estabelecidas em sua Lei Orgânica Nacional (LF no 8.625/93) e em sua Lei Orgânica Estadual (LCE no 95/97)”.
 
A comunidade espera que o juiz Marcelo Soares Gomes enquadre a Sedu na lei, e determine a reabertura imediata do ensino noturno em todas as escolas estaduais de Santa Maria de Jetibá.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/