Sexta, 29 Março 2024

Professores da Ufes disputam direção do sindicato da categoria 

Professores da Ufes disputam direção do sindicato da categoria 

Em tempos de ataques ao ensino superior público, uma possível união dos professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) numa simbólica chapa única para disputar as eleições do sindicato da classe, a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), não foi possível. 


Três chapas, já homologadas, disputam o pleito, sendo uma delas, inclusive, ligada à ideologia de direita, a Chapa 2 - Endireita NADUFES. As outras duas são a Chapa 1, A luta é aqui! A luta é agora!, que representa o atual grupo político à frente da Adufes com renovação de quadros;  e a Chapa 3 - Professor@s em Movimento, cujo nome foi alterado para Adufes Propositiva e Plural, que propõem a renovação da entidade.


As eleições, que vão definir a nova diretoria e integrantes do Conselho de Representantes (CR), ocorrerão em todos os centros da Ufes no dia 27 deste mês. A apuração dos votos será feita no dia seguinte, 28, a partir das 12 horas. A divulgação do resultado está prevista para o mesmo dia, no início da noite, às 18 horas.  Poderão votar todos os docentes sindicalizadas em dia com as contribuições sindicais. De acordo com o calendário eleitoral, o período para campanha vai até o próximo dia próximo 26. 


De acordo com o atual presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que não tem seu nome em nenhuma das três chapas, o sindicato dos professores da Ufes tem importância fundamental no atual contexto de retirada de direitos. “Nesse momento de ataques aos direitos trabalhistas, mais do que nunca o sindicato deve ser fortalecido”, destacou. 


Eleições para reitoria


No último dia 8, foi divulgado, por sua vez, o resultado para eleição da reitoria da universidade. A professora do departamento de Enfermagem e vice-reitora, Ethel Maciel foi a vencedora da consulta informal da eleição à reitoria da universidade. Compondo a Chapa 2 - Juntos Pela Ufes, com o professor Roney Pignaton na vice, ela teve ampla vitória entre docentes e estudantes, embora entre os técnicos administrativos a Chapa 1, representada por Gláucia Abreu e Alvim Borges, tenha conseguido leve vantagem.


Entre os professores, Ethel teve 70% dos votos e entre os estudantes uma vitória ainda mais acachapante: 83,7%. Entre os servidores da Ufes, ela perdeu mas por uma margem pequena, totalizando 46,1% dos votos. Assim, a comissão definiu como vitoriosa a Chapa 2, composta por Ethel Maciel e Roney Pignaton.


A chamada Pesquisa Informal à Comunidade Acadêmica foi realizada de forma não-oficial sob coordenação de um grupo de professores, alunos e servidores da Ufes, que promoveu além da consulta debates entre as chapas concorrentes. Foram inscritos apenas as duas chapas, já que a pré-candidata Surama Freitas, que lidera o grupo Nosso Partido é a Ufes, optou por não participar da consulta, pelo fato de não ser obrigatória nem vinculativa, já que o resultado final será definido pelo Colégio Eleitoral, composto por integrantes dos três Conselhos Superiores da Universidade, que indicam uma lista de três candidaturas, sendo que uma delas será sancionada pelo presidente da República.


Nas últimas décadas, tradicionalmente, o presidente vinha acatando a decisão da maioria da comunidade acadêmica, mas isso não tem se repetido a partir do governo de Jair Bolsonaro (PSL), que já indicou várias vezes candidatos preteridos pela maioria da comunidade acadêmica em outras instituições federais de ensino superior.




CHAPA 1- A luta é aqui! A luta é agora! 

Presidente: Juliana Iglesias Melim 

Vice Presidente: Maria Daniela Corrêa de Macedo 

Secretário Geral: Viviana Mónica Vermes 

Primeiro Secretário: Bernardete Gomes 

Tesoureiro Geral: Leonardo de Resende Dutra 

Primeiro Tesoureiro: Raphael Góes Furtado 

Primeiro Suplente: Lívia de Cássia Godoi Moraes 

Segundo Suplente: Magda Ribeiro de Castro Soares 

Terceiro Suplente: Rafael Bellan R. de Souza 

Quarto Suplente: João Wiz Simplício Porto 

 

CHAPA 2 - Endireita NADUFES 

Presidente: Temistocles de Sousa Luz 

Vice Presidente: Anderson Soncini Pelissari 

Secretário Geral: Valter Luiz dos Santos Cordeiro 

Primeiro Secretário: Ernesto Frederico Hatmann Sobrinho 

Tesoureiro Geral: Aliomar Lino Mattos Primeiro

Tesoureiro: Herbet Barbosa Carneiro 

Primeiro Suplente: Kelly Christiny da Costa 

Segundo Suplente: Oswaldo Paiva Almeida Filho 

Terceiro Suplente: Margareth Vetis Zaganelli 

Quarto Suplente: Inayara V. D. P. Gonzalez 

  

CHAPA 3 - ADUFES PROPOSITIVA E PLURAL

Presidente: Ana Carolina Galvão 

Vice Presidente: Aline Bregonci 

Secretário Geral: Junia Zaidan 

Primeiro Secretário: Daniela Zanetti 

Tesoureiro Geral: Nelson Figueiredo 

Primeiro Tesoureiro: Fernanda A. Binatti Chiote 

Primeiro Suplente: Davidson Cury 

Segundo Suplente: Keli Simões Xavier Silva 

Terceiro Suplente: Edson Pereira Cardoso 

Quarto Suplente: Marlene de Fátima Cararo 

 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/