Sábado, 27 Abril 2024

Professores de Linhares deflagram greve geral a partir de segunda-feira

Os professores da rede municipal de Linhares, no norte do Estado, decidiram em assembleia realizada na noite dessa quarta-feira (18), deflagrar greve geral da categoria. A paralisação terá início na próxima segunda-feira (23), cumprindo o prazo de comunicação prévia previsto em lei.
Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares (SISPML), Simone Aguiar, os professores reivindicam a implantação do Plano de Cargos e Salários do magistério. A prefeitura de Linhares, desde janeiro deste ano, deveria efetivar o repasse do piso nacional aos professores, o que representa um reajuste linear de 6,81%, mas tem feito o pagamento apenas aos professores MAE1, das séries iniciais do ensino fundamental, com formação de nível médio, que recebem R$ 1.536 (25 horas).
No dia 23 de fevereiro deste ano, o juiz da Vara da Fazenda Pública Estadual de Linhares, Thiago Albani Oliveira, determinou em sentença de primeira instância que a Secretaria de Educação fizesse o reajuste linear e corrigisse os valores da tabela do magistério em função do aumento do piso nacional em todos os níveis, dentro de um prazo de 30 dias.
Após o prazo e diante de sucessivas cobranças do sindicato, a prefeitura entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado (TJES) pedindo a suspensão da decisão que obriga a concessão do reajuste linear a todos os professores da rede municipal. O comunicado da decisão do TJES pela suspensão da sentença será julgado por colegiado de desembargadores.



Até lá, Simone afirma que a greve será mantida e pede que a comunidade apoie os professores na busca por seus direitos.
Na última quinta-feira (12), os profissionais realizaram novo protesto contra a postura do prefeito Guerino Zanon (MDB) de negar o reajuste, que tomou as ruas do Centro de Linhares. A categoria tem dois mil professores e 600 pedagogos.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/