Quinta, 25 Abril 2024

Sérgio Majeski alerta para o alto índice de reprovações no Escola Viva

O deputado Sérgio Majeski (PSDB) alertou, na sessão ordinária desta quarta-feira (7), para o alto índice de reprovação de alunos nas unidades do programa Escola Viva, do governo do Estado. Ele informou que, em 2016, a taxa de reprovação no 1º ano do ensino médio chegou a quase 50% na Escola Viva da Serra. Na Escola Viva de São Pedro, em Vitória, a taxa chegou a 40%. “Antes que alguém pense que eu estou inventando esses dados, estão todos no portal da Secretaria de Educação”, salientou.



Majeski ressaltou que o índice de reprovação no 1º ano do Ensino Médio é alto em todo o Brasil, girando em torno de 17%, mas que, nas unidades da Escola Viva, está acima da média. O professor defendeu que os alunos devem passar, logo no início do ano letivo, por uma prova de nivelamento e as escolas devem traçar uma estratégia de recuperação para os alunos que têm algum tipo de deficiência de aprendizagem.



“A recuperação das escolas públicas e também das particulares sempre foi um mascaramento. Em um trimestre o aluno não conseguiu aprender a matéria, como ele vai aprender em apenas uma semana de prova? A recuperação tem de ser paralela”, ressaltou.



O programa vem sendo apontado pelo parlamentar como "marqueteiro" e "politiqueiro". Ele mostra sistematicamente a condição das demais escolas da rede estadual, que são péssimas, e sempre questiona o porquê de os recursos que são destinados ao Escola Viva não serem aplicados nas demais escolas.



Em maio deste ano, o deputado lançou o Mapa da Educação, uma plataforma colaborativa que tem o objetivo de construir um diagnóstico da educação no Estado. O serviço ficará disponível, pelo menos, até o fim do mandato do parlamentar, em 2018.



A plataforma é disponível para preenchimento de alunos, pais e outros membros da comunidade escolar. No mapa, estão listadas todas as escolas da rede estadual e, em cada uma há um formulário que pede informações sobre a unidade.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/