Quinta, 25 Abril 2024

Sucateamento do ensino público será denunciado com atividades culturais na Ufes

ufes_leonardo_sa-1089 Leonardo Sá

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes) e o Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) realizam, nesta quarta-feira (6), o Ocupa Campus Goiabeiras da Ufes (#6J). A manifestação contará com atividades diversas durante todo o dia, como aulas públicas e rodas de conversas, além de atrações culturais, a exemplo da "anti-quadrilha do Bolsonaro" e do encerramento com show gratuito de André Prando. A proposta é se manifestar contra o sucateamento do ensino público.

Haverá, ainda, oficinas, exibição de filme e performance de poemas, abordando temas como educação pública e popular, luta antirracista, feminismo e o futuro do trabalho e das carreiras.

As pautas são a luta contra os cortes orçamentários promovidos pelo Governo Bolsonaro (PL); enfrentamento ao Reuni Digital, que busca expandir vagas no ensino à distância "e criar uma Universidade Federal Digital, afetando a natureza e a qualidade do ensino e sem compromisso com a pesquisa e extensão"; a luta contra a proposta de cobrança de mensalidade nas universidades públicas; "e inúmeros ataques de desmonte da Educação, da carreira docente, da ciência e da tecnologia".

A presidente da Adufes, Junia Zaidan, destaca que as pautas são relacionadas entre si. "Todos esses ataques compõem o mesmo processo de desmonte do ensino público para as empresas capitalizarem em cima da universidade". O Reuni Digital, por exemplo, prevê a atuação de tutores, e não de professores, segundo a dirigente sindical. Ela explica que para os tutores não é exigida a mesma titulação dos professores, o que impossibilita, inclusive, sua atuação em projetos de pesquisa.

A programação começa às 8h, na Cantina do Onofre, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), com a roda de conversa "a farsa do Reuni digital e o desmonte das universidades públicas", com as professoras Ana Carolina Galvão, Priscila Chaves e Lívia Moraes. Em seguida, a partir das 9h e das 10h, acontecem, respectivamente, as aulas públicas "Feminismo antifascista na literatura brasileira dos anos 30", com a professora Júlia Almeida, e "Desmi(s)tificando a regulação das mídias", com o professor Edgar Rebouças.

Também na parte da manhã, na cantina do Centro de Artes (CAr), na mesma sequência de horários, serão realizadas uma roda de conversa sobre teletrabalho e carreira, e as aulas públicas "O capitalismo comunicativo e a educação neoliberal", com o professor Rafael Bellan, e "Características e particularidades do capitalismo contemporâneo e suas crises", com o professor Maurício Sabadini. Das 11h30 às 13h30, no Restaurante Universitário, acontecerá a "anti-quadrilha Bolsonaro".

À tarde, a programação se divide também entre as duas cantinas e a sede da Adufes. Na Cantina do Onofre, das 14h30 às 15h30, acontecerá declamação de poesias autorais, com a professora Carina Copatti. Das 15h30 às 16h, performance de poemas sobre mártires militantes antirracistas e novos militantes sociais, com o Coletivo por uma Ufes Popular. Às 16h começa "Empenhadas: roda de conversa para escuta das mulheres", com a professora Cláudia Murta. No mesmo horário, oficina de cartazes.

Na Cantina do Centro de Artes, a partir das 15h, terá roda de conversa "Universidade sob desmonte: cortes, Reuni digital e o triunfo do individualismo", com os professores Junia Zaidan e Rafael Vieira. Das 16h às 17h30, música e poesia, com o professor Gaspar Paz, o compositor Carlos Papel, além de Luiza Molulo, Gabriel Xavier, Ana Castro e Priscila Vescovi.

Também haverá exibição do filme Sorry, We Missed You, seguida de debate sobre exploração capitalista e política neoliberal, das 15h às 18h, na sede da Adufes. O Ocupa Campus Goiabeiras da Ufes (#6J) termina às 18h30, com show de André Prando, em frente ao Teatro Universitário.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 1

Paulo dos Santos Andion em Domingo, 07 Agosto 2022 09:39

Por uma questão de cidadania, será que essa gente sabe que o "Conselho Nacional de Educação " foi criado em 1930 por Francisco de Campos com a finalidade de organizar o ensino superior em regime universitário e que em 21/12/1931 introduziu na educação os idiomas Francês, Inglês e o Alemão? Em 09/04/1942 entrou no ensino secundário e somente em 1957 passou a reconhecer os idiomas Latin, Frances e Inglês por ser a lingua espanhola corriqueira na América do sul.

Por uma questão de cidadania, será que essa gente sabe que o "Conselho Nacional de Educação " foi criado em 1930 por Francisco de Campos com a finalidade de organizar o ensino superior em regime universitário e que em 21/12/1931 introduziu na educação os idiomas Francês, Inglês e o Alemão? Em 09/04/1942 entrou no ensino secundário e somente em 1957 passou a reconhecer os idiomas Latin, Frances e Inglês por ser a lingua espanhola corriqueira na América do sul.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/