Quarta, 17 Abril 2024

TCU constata alimentação escolar em desacordo com o PNAE no Estado

Auditoria realizada em 16 escolas de quatro municípios do Estado constatou que a alimentação escolar está em desacordo com o que preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em escolas estaduais. 
 
O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Espírito Santo, Edmur Baida, em reunião conjunta das comissões de Educação e Cooperativismo da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (29), apontou as irregularidades encontradas nas escolas pesquisadas em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Linhares e Serra. Segundo ele, as escolas não utilizam alimentos da agricultura familiar; o número de nutricionistas é incompatível (abaixo do estabelecido pelo Conselho Federal de Nutricionistas); há ausência de diagnostico nutricional; o cardápio está em desacordo com as exigências da resolução (falta de frutas, inclusive); o repasse é ineficaz ao recurso; os relatórios são divergentes; não há avaliação trimestral por parte do Conselho de Alimentação Escolar (CAE); as cozinhas, refeitórios e equipamentos não cumprem as condições de higiene e conservação adequadas ao preparo das refeições; além de não haver ações de educação alimentar.
 
“A verba repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Espírito Santo em 2015 foi de cerca de R$ 19 milhões, mas esse valor só pode ser utilizado para compra de gêneros alimentícios. Percebemos falta de transparência em esclarecer o que foi gasto com comida e o que foi para outras despesas”, explicou Baida.
 
Segundo Baida, o CAE precisa ser mais atuante, acompanhar mais. “Em uma escola, a comida estava sendo servida pela servente que prestava serviços de limpeza. Isso não poderia acontecer”, afirmou.
 
O TCU-ES fez diversas recomendações ao CAE e à Secretaria de Estado da Educação (Sedu). “Uma delas é que eles precisam adotar medidas com relação à qualidade da alimentação fornecida por uma das empresas avaliadas. Em algumas escolas, a carne estava muito aquém do mínimo que colocaríamos em nossa casa, para nossa família comer”, completou.
 
O deputado Rodrigo Coelho (PDT), presidente da Comissão de Educação, afirmou que esse assunto continuará a ser debatido. Junto com os colegas, ele aprovou o convite a representantes da Sedu, do CAE, do TCU-ES e da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), para comparecerem à reunião do dia 12 de abril. “A apresentação do Edmur Baida vai nortear os trabalhos da Comissão de Educação. Vamos dar continuidade aos trabalhos ouvindo as demais partes”, explicou Coelho.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/