Segunda, 29 Abril 2024

Ufes disponibiliza vagas para refugiados em cursos de graduação

ufes_leonardo_sa- Leonardo Sá

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) abre de 11 a 13 de janeiro inscrições em cursos de graduação para pessoas solicitantes de refúgio, portadoras de visto humanitário ou imigrantes vindos de locais que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera haver grave violação de direitos humanos. O processo é válido apenas para pessoas nessas condições que já estejam em território brasileiro e oferece ao menos uma vaga em 97 cursos de graduação nos seus quatro campi: Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, Alegre e São Mateus, no interior do Estado. 

Campus da Ufes em Goaibeiras oferece vagas em seus diversos cursos. Foto: Ufes

O processo de seleção é gratuito e simplificado e tem como base uma resolução de 2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade. As vagas são adicionais ao que já é oferecido anualmente via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). "É uma contrapartida de nossa sociedade do ponto de vista dos direitos humanos e do acolhimento", diz Hilquias Crispim, estudante de Direito da Ufes e pesquisador da questão dos refugiados. "Essas pessoas passam por muitas dificuldades, há casos em que saem de seus países de residência sem documentos. É uma forma de retomarem a vida a partir da educação. Da educação transformadora que acreditamos".

Os candidatos devem comprovar que a condição de refúgio foi requerida e está em julgamento pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), sendo aceita a cédula de identidade de estrangeiro ou qualquer documento equivalente emitido por órgão oficial do Brasil que mencione sua condição de refugiado político. As inscrições devem ser feitas online no site https://atendimento.ufes.br/open.php.

Caso o candidato atenda a todos os requisitos, enviar documentação correta e não houver outra candidatura no mesmo curso, ele é automaticamente aprovado com direito à matrícula. No caso de haver mais de um candidato apto para a mesma vaga, o caso é encaminhado para a coordenação do respectivo curso, que poderá estabelecer critérios de seleção ou ainda ampliar o número de ingressantes no curso pelo processo.

De acordo com o edital de seleção simplificada para 2023, a divulgação final dos candidatos aprovados deve sair até o dia 3 de março, com matrícula prevista entre os dias 6 e 9 de março e início do semestre letivo no dia 13 do mesmo mês. O edital completo está disponível aqui.

Em 2022, seis candidatos foram selecionados pelo processo, nos cursos de Artes Visuais, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Civil, Medicina, Administração e Sistemas de Informação. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/