Sábado, 20 Abril 2024

Vereadora de Vitória cobra máscaras PPF2 e N95 para servidores no retorno às aulas

camila_valadao_8_assessoria Divulgação
Divulgação/Assessoria

A vereadora de Vitória Camila Valadão (Psol) voltou a cobrar a distribuição de máscaras PFF2 e N95 para os servidores da Capital. A indicação foi citada na primeira sessão ordinária da Câmara, nesta segunda-feira (1), que contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

"Essa é uma cobrança desde o ano passado. Os servidores, principalmente os professores, voltam agora e precisam desse equipamento, que é comprovado que garante mais proteção, sobretudo com essa nova variante", destacou a vereadora durante a sessão.

No dia 20 de janeiro, Camila Valadão protocolou um pedido de indicação para que a prefeitura adquirisse as máscaras por meio das secretarias municipais. A solicitação levou em conta o aumento dos casos de Covid-19 na cidade e a maior eficiência dos dois tipos de máscara para combater a variante.

O documento de indicação lembra que em uma sessão plenária realizada no dia 24 de maio de 2021, a liderança do prefeito na Câmara de Vitória anunciou que o Executivo pretendia adquirir quase 450 mil máscaras N95 para os servidores. No entanto, apesar de duas Atas de Registro de Preço para a compra, servidores relatam que não estão recebendo as máscaras adequadas.

"Questionada sobre a previsão de efetiva entrega das máscaras (Requerimento de Informações nº 4349/2021), a prefeitura, por meio da Seges/SUBADM informou em novembro de 2021 que caberia às secretarias adquirirem as máscaras por meio das atas de registro de preço e que 'algumas já executaram parte das referidas Atas e realizaram aquisições', sem contudo especificar quais secretarias, tampouco o quantitativo de máscaras efetivamente entregues", diz um trecho do documento de indicação.

Em agosto do ano passado, Século Diário divulgou um estudo do projeto ModCovid19, demonstrando que a adoção de máscaras PFF2 ou N95 por alunos e professores era uma das medidas essenciais para combater o aumento dos casos de Covid-19 durante as aulas presenciais. De acordo com a pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições, os dois tipos de máscara oferecem eficiência de até 94%, se forem bem utilizadas.

Em Vitória, Camila Valadão cobra que os equipamentos sejam adquiridos com urgência por meio das Atas de Registro de Preço nº de 2021, que estão vigentes até 25 de agosto de 2022. A volta às aulas na rede municipal de Vitória está prevista para a próxima segunda-feira (7), de forma presencial, sem revezamento.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/