sábado, agosto 30, 2025
19.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

TJES anuncia mudanças na comando da banca de concurso para cartórios

O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) anunciou, nessa segunda-feira (11), novas mudanças na composição da banca examinadora do concurso público para ingresso em cartórios capixabas. Em ato publicado no Diário da Justiça, o atual vice-presidente do tribunal, desembargador Carlos Roberto Mignone, foi designado para comandar a comissão, substituindo o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama. Essa é a segunda mudança na banca da seleção, cujas provas da primeira fase foram realizadas no início de outubro.

No último dia 23, o ex-presidente da banca examinadora acolheu o pedido da juíza Maria Cristina de Souza Ferreira, que se declarou impedida de participar da comissão após o deferimento da inscrição de sua assessora de gabinete no concurso. Um novo nome de juiz ainda deve ser designado pelo Tribunal Pleno para compor a banca.

Ao todo, a comissão é composta por três juízes de Direito (permanecem os magistrados Aldary Nunes Junior e Ezequiel Turíbio), além de representantes do Ministério Público Estadual (Ivanilce da Cruz Romão), da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (Francisco Carlos Pio de Oliveira) e de entidades ligadas aos cartórios (Helvécio Duia Castello e Gerusa Corteletti Ronconi).

O concurso público para ingresso em cartórios foi lançado em julho deste ano, após intervenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O processo seletivo vai distribuir até 171 vagas em cartórios de todo Estado, deste total, 114 serão de provimento (novos tabeliães) e 57 de remoção (troca entre os atuais donos de cartórios). Segundo o Edital nº 1/2013, a seleção foi dividida em seis etapas, sendo que as provas objetivas (primeira fase) foram aplicadas no último dia 13 de outubro.

A segunda fase, que vai consistir na aplicação de prova escrita, está prevista para o próximo dia 17 de novembro. Em seguida, a terceira fase prevê a comprovação dos requisitos exigidos dos candidatos; a quarta é a fase de exame psicotécnico, entrevista pessoal e análise da vida pregressa. As duas últimas etapas serão: uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e a prova de títulos, também de caráter classificatório.

Mais Lidas